O Manchester United tem impressionado a muitos na Inglaterra pelo bom futebol desempenhado na Premier League. Os resultados fizeram o time chegar até o quinto lugar, com 12 pontos. Muitos desses pontos foram conquistados graças a atuação brilhante de um jogador em especial, Marcus Rashford.
O inglês de 24 anos teve um início de 2022 sofrível, ficando mais de 5 meses sem marcar um gol sequer. No entanto, nesse início de temporada Rashford deu a volta por cima e se tornou um dos destaques do Manchester United de Erik ten Hag.
E não é somente isso, a atuação de Rashford, assim como a de Sancho, deve fazer com que os dois atletas tenham novas chances na seleção inglesa, faltando poucos meses para a Copa do Mundo.
Contudo, o que explica essas mudanças no desempenho do jogador? Confira alguns dos motivos.
Erik ten Hag mudou o posicionamento
A chegada do técnico holandês ao Manchester United significou várias mudanças dentro do time. A primeira delas, a saída de Cristiano Ronaldo do time titular.
Ten Hag gosta de que os jogadores pressionem o tempo todo, algo que o português não mais consegue fazer. Devido a isso, o jovem inglês acabou herdando a posição de atacante pelo meio.
“Sei apenas que tenho minhas ideias, como trago estrutura em um time e faço isso em todos os tópicos do futebol. Para mim, pressionar é um fator importante. Se você quer ter iniciativa em um jogo, acho que é necessário. Se você fizer isso em um bloco alto ou baixo, essa é uma tática que pode ser nos dois sentidos. Prefiro fazê-lo em alta, em alta pressão, mas nem sempre será o caso. Há também situações, jogos que você é inferior. Mas o que eu exijo da minha equipe é que eles pressionem.” – Falou Erik ten Hag, sobre suas escolhas táticas no Manchester United.
Problemas físicos acabaram
Outro motivo que vinha prejudicando Rashford era sua parte física. A temporada passada, em especial, foi muito atrapalhada pelas frequentes lesões. O jogador do Manchester United chegou inclusive a ter que fazer uma cirurgia no ombro.
No entanto, na temporada 2022/23, o atacante parece revitalizado, mais forte e mais rápido. Até agora, atuou pelo menos 80 minutos em cada partida da Premier League. O jogador somente jogou menos tempo do que Bruno Fernandes, Diogo Dalot e Christian Eriksen.
Com a possibilidade de atuar todas as partidas, o atacante inglês se tornou um dos atletas de confiança de Ten Hag, mesmo com o pedido da torcida para que desistisse do jogador após as derrotas nas primeiras partidas.
Mudanças trazidas pela “magia” de Erik ten Hag no Manchester United
O treinador, que já havia feito vários atleta brilharem sob o seu comando no Ajax, como Antony e Haller, tem realizado feitos semelhantes no Manchester United.
Na temporada passada, Rashford acertou 22 chutes em 25 partidas na Premier League. Enquanto isso, após a chegada do novo comandante, o atacante acertou 15 em seis partidas jogadas.
Rashford deu até o momento duas assistência para gols sob o comando de Ten Hag. Na temporada passada, esse número havia sido o total de todo o campeonato. Outro número impressionante são as sete chances de gols criadas, que estão prestes a superar as nove de toda a temporada passada.
Quanto aos gols marcados, na temporada passada foram quatro, nessa já foram três.
Todos os dados mostram não só que o atacante melhorou, mas o time ao redor dele também parece ter se tornado mais efetivo, ajudando o jogo coletivo do Manchester United.

