A Conmebol decidirá nesta segunda-feira (12) sobre um pedido formal liderado pelo Atlético-MG para que os títulos da Copa Conmebol possam ser reconhecidos oficialmente como títulos da atual Conmebol Sul-Americana.
O comitê de clubes da Conmebol em 2022 será composto por 16 clubes que se classificaram às oitavas de final da Copa Libertadores, ou seja, incluindo o Atlético-MG. Em um determinado momento, a entidade chegou a restringir a reunião para os classificados às quartas de final, mas acabou voltando atrás na decisão, de acordo com o GE.
A manutenção dos 16 clubes aumentam as chances do Atlético-MG em conseguir este reconhecimento, pois a diretoria do Galo temia que Flamengo, Palmeiras, Corinthians fossem os representantes brasileiros. Devido às conquistas dos rivais, a tendência é que os três clubes votem contra.
Esta reunião ocorrerá presencialmente na sede da Conmebol, no Paraguai, com a possibilidade de que representantes dos clubes também possam participar virtualmente, sem a exigência da presença na cidade de Luque.
Além do Atlético-MG: Veja a lista dos clubes que estarão presentes na reunião
Athletico Paranaense, Libertad, Fortaleza, Estudiantes, Emelec, Atlético-MG, Cerro Porteño, Palmeiras, Vélez Sarsfield, River Plate, Talleres, Colón, Corinthians, Boca Juniors, Deportes Tolima e Flamengo
Todos os 16 clubes citados anteriormente serão os responsáveis para decidir se a Copa Conmebol será reconhecida como versão antiga da Copa Sul-Americana. O Atlético-MG conquistou o antigo torneio em duas oportunidades (1992 e 1997).
Caso a decisão seja pelo “sim”, o Conselho Executivo da Conmebol referendará a decisão ainda nesta segunda-feira (12), dando os dois títulos para o Atlético-MG. Além disso, o Botafogo também seria beneficiado, com o título conquistado em 1993.

