A polêmica envolvendo a dança de Vinícius Júnior ganhou mais um episódio após fala racista de empresário durante um programa de TV na Espanha. Após outros jogadores defenderem o jogador do Real Madrid, André Rizek, apresentador dos canais SporTV, se pronunciou na conta oficial do Twitter. O jornalista detonou termo racista usado para se referir ao jogador da seleção brasileira.
“Amigos na Espanha explicam que “hacer el mono” (fazer macaquice seria a tradução correta, por isso apaguei o Tweet anterior) é uma expressão usada no país. Pois bem. No mundo todo, há expressões que estamos deixando de usar porque não apenas soam racistas… são racistas!”, afirmou Rizek.
Comentando sobre o caso de Vinícius Júnior, Rizek relembrou episódio de racismo vivido por Daniel Alves na época em que o jogador ainda defendia o Barcelona.
“Neste caso, associar um negro a “macaquice” dispensa maiores explicações. Na cabeça do comentarista Pedro Bravo, grave mesmo é um brasileiro, negro, dançar ao comemorar gol na casa do adversário… E não associá-lo à “macaquice” – já jogaram uma banana para Daniel Alves, lembram?”, afirmou o apresentador.
Por fim, Rizek afirmou que existe racismo no mundo inteiro e torce para que Vinícius Júnior dance para responder o caso de racismo
“Há racismo no Brasil, na Espanha e em todos os cantos do mundo. Não importa se é um jogador do maior clube do mundo, um astro internacional, o racismo não poupa ninguém. Que Vinícius Júnior “meta-lhe” vários gols e dance, orgulhoso, para responder a uma nojeira dessas”, completou Rizek.

