Visando um nome de perfil vitorioso para o cargo de diretor executivo, o Santos mira a contratação de Paulo Pelaipe. Multicampeão pelo Flamengo, o dirigente de 71 anos atualmente comanda o futebol do Botafogo-SP que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.
O Torcedores.com apurou que o nome de Paulo Pelaipe foi sugerido ao presidente do Santos, Andres Rueda, por pessoas próximas ao gabinete. Desde então, o dirigente alvinegro passou a avaliar a possibilidade da contratação do veterano.
Nos últimos dias, Vanderlei Luxemburgo, técnico do Santos na conquista do Campeonato Brasileiro de 2004, se ofereceu para assumir o time até o fim da temporada, comandando, também, o departamento de futebol.
O clube paulista não tem um executivo de futebol desde a demissão de Newton Drummond, em 18 de agosto. Porém, o Comitê de Gestão do Santos vetou o nome do treinador que está fora do mercado desde que deixou o Cruzeiro, em janeiro deste ano.
Ainda segundo apurou a reportagem, Paulo Pelaipe, caso seja contratado, chegaria com a missão de comandar a reestruturação do elenco alvinegro. O Santos passa por um momento de readequação financeira para formar um time competitivo em 2023.
Andres Rueda busca, nesse momento, assinar com um nome forte do futebol antes de fechar a contratação do novo treinador – Lisca abandonou o Santos em meio à disputa do Brasileirão para assumir o Avaí que luta contra o rebaixamento.
Dirigente é conhecido por ser “linha-dura”
Antes de mais nada, a linha de trabalho de Paulo Pelaipe contempla um vasto banco de dados de jogadores com grande potencial técnico e de revenda. O empresário Carlos Leite é que o “representa informalmente” na gestão da carreira do executivo.
E isso pode ajudar o Santos na contratação de jogadores mais graúdos em atividade no exterior. Afinal, o agente tem grande entrada nos principais clubes da Europa entre eles o Manchester City, da Inglaterra.
Ao longo da carreira, Paulo Pelaipe se destacou também pela boa relação com dirigentes e treinadores. Conhecido por ser disciplinador, de personalidade forte e pulso firme, o dirigente é chamado pelos boleiros como “linha-dura”
Como executivo, ele soma passagens por clubes como Flamengo, Vasco, Grêmio, Criciúma, Coritiba, Corinthians, São Caetano e Fortaleza. Desde janeiro de 2021, Paulo Pelaipe comanda o departamento de futebol do Botafogo-SP que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.
Passagem vitoriosa pelo Flamengo
Paulo Pelaipe teve duas passagens pelo Flamengo. Mas sob sua gerência o time rubro-negro conquistou a Copa do Brasil de 2013 e Campeonato Carioca de 2014. Cinco anos depois, ajudou a formar o elenco que faturou a Copa Libertadores da América, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca.

