O jogo da última quarta-feira (21), a derrota por 3 a 0 contra o Cruzeiro, marcou o 12º jogo do Vasco no returno do Brasileirão Série B. Embora o Gigante da Colina mantenha a quarta posição do campeonato e a posição garanta o acesso de volta à Série A, o desempenho do cruzmaltino decaiu no returno.
A efeito ilustrativo, foram somente quatro vitórias no segundo turno, um empate e sete derrotas –todas as vitórias em casa, em São Januário. O Vasco, ainda, não somou um ponto sequer fora do Rio de Janeiro.
Trazendo para o contexto deste recorde, o Gigante da Colina ocuparia a 13ª colocação na tabela, com 36,11% de aproveitamento. O Vila Nova, que virou o turno na lanterna e o Guarani, que briga na parte de baixo até hoje, possuem desempenho melhor.
Reta final da Série B promete ser emocionante para o Vasco
Com tudo isso, se desenha uma reta final de campeonato disputada para o cruzmaltino, a fim de confirmar sua vaga no G4. O rival direto do Vasco, hoje, é o Londrina, quinto colocado. O clube carioca já chegou a ter dez pontos de vantagem para o time paranaense, que caiu para três, e caso o Londrina vença a Ponte Preta nesta sexta, a diferença pode zerar.
O próximo jogo do Vasco, inclusive, é próprio Londrina. Pelo lado positivo, os vascaínos jogarão em casa, onde tem uma campanha invicta neste Brasileirão Série B. Por outro lado, o adversário atravessa um melhor momento e tem a quinta melhor campanha do returno, com 19 pontos e um aproveitamento de 57,58%.

