Home Futebol Alçapão? Santos tem pior desempenho como mandante dos últimos 13 anos

Alçapão? Santos tem pior desempenho como mandante dos últimos 13 anos

Time da Vila Belmiro apresenta aproveitamento inferior ao do Brasileirão do ano passado; confira os números

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Após três derrotas consecutivas, diante de Goiás (em casa), Ceará e Palmeiras (ambas fora), o Santos busca reagir na próxima terça (27), quando enfrenta o Athletico na Vila Belmiro, às 21h00, em jogo da 28ª rodada do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, se tradicionalmente o “Alçapão” sempre foi um grande aliado e sinônimo de força para o Peixe, na atual edição da competição a equipe alvinegra não tem conseguido bons resultados diante de sua torcida.

Em 2022, o Santos conquistou 56,4% dos pontos disputados na condição de mandante, um rendimento inferior ao do Brasileirão do ano passado, quando assinalou 57,8% e o time se livrou matematicamente do risco de rebaixamento somente na penúltima rodada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esse é o pior desempenho do Peixe na condição de mandante desde a temporada de 2009, que mostrou aproveitamento de 52,6% nas 19 partidas do Campeonato Brasileiro, sendo oito vitórias, cinco derrotas e seis empates.

Até a 27ª rodada da competição deste ano, o Santos entrou em campo em 13 oportunidades como “coluna um”. Foram 12 partidas no estádio da Vila Belmiro e uma na Arena Barueri, totalizando seis triunfos, quatro empates e três derrotas.

Para efeito de comparação, no Brasileirão de 2015 o Peixe apresentou rendimento de 84,2% atuando na condição de mandante.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, o Alvinegro Praiano terminou a competição como vice-campeão e atingiu 82,4% de aproveitamento nos jogos disputados em seus domínios.

PUBLICIDADE

Treinado pelo argentino Jorge Sampaoli no Brasileirão de 2019, o Santos também terminou com o vice-campeonato e conquistou 48 pontos como mandante, sendo 14 vitórias, quatro empates e apenas uma única derrota, o que significa 80,7% de aproveitamento.

Na próxima terça (27), o time agora treinado interinamente pelo técnico do Sub-20, Orlando Ribeiro, terá mais uma chance de se reabilitar atuando dentro da Vila Belmiro.

Com 41% de aproveitamento geral na tabela de classificação, o Santos possui os mesmos 34 pontos de Botafogo, Red Bull Bragantino e São Paulo, mas aparece em 11º lugar pelos critérios de desempate.

O São Paulo, porém, joga na noite deste domingo (25), no estádio do Morumbi. O Tricolor enfrenta o Avaí, o 17º colocado com 28 pontos e que abre a zona de rebaixamento.

PUBLICIDADE

Segundo dados do site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, o Peixe tem neste momento 3% de chances de ser rebaixado para a Série B. O Avaí possui 52% da mesma possibilidade.

PUBLICIDADE
Better Collective