O São Paulo que disputa neste sábado (1) a final da Copa Sul-Americana, diante do Independiente Del Valle, em jogo marcado para às 17h, tem inúmeros méritos para uma possível conquista de seu primeiro título de maior expressão em dez anos. Mas é inegável que Rogério Ceni seja o maior deles.
O ídolo tricolor assumiu a equipe no final da temporada de 2021 e transformou uma equipe que brigava contra o rebaixamento no Brasileirão em um time que chegou em duas decisões de títulos — o Paulista e a “Sula” — na atual temporada, sem falar na classificação para a semifinal da Copa do Brasil.
Mais do que os resultados, a melhor maneira de avaliar a passagem de Ceni pelo São Paulo é olhar para o seu trabalho. E pelo que conta Rodrigo Fragoso, em entrevista exclusiva ao Torcedores.com. O repórter da TNT Sports está em Córdoba para cobrir a final da Sul-Americana, e compartilhou uma história de bastidores que ajuda a ilustrar a dedicação do treinador tricolor à equipe.
“O Rogério recentemente, de uns três meses para cá, ele teve uma lesão muscular. E foi uma lesão bem séria. Ele ficou com muita dor na coxa e abriu um buraco na coxa dele. Realmente a musculatura dele era visível isso. E isso foi um relato que veio do clube. E ele não conseguia tratar. Eles falavam para ele “Rogério, você precisa tratar”. E ele por muito tempo ficou manco”, revelou o jornalista.
“Você via ele andando na beira do gramado e ele estava mancando. E ele não conseguia tratar. De acordo com os relatos do clube, ele chegava às sete e meia da manhã e ia embora oito da noite. E eles falavam que ele precisava tratar e ele respondia que não tinha tempo pra tratar. Que tinha que entender o que time dele precisa. “E ele ficou com essa lesão por muito tempo, e eu não sei como está a lesão, mas ele tem mancado menos”, completou a “anedota”.
A participação de Rogério Ceni na final da Sul-Americana
Se a história de Fragoso ajuda a entender o comportamento de Ceni no dia a dia, os recentes resultados mostram como tudo isso pode influenciar o São Paulo na final da Sul-Americana. “Ele é um técnico absolutamente fissurado em estudar, em mergulhar no que ele tem à disposição em termos de análise de desempenho e de controle dos seus jogadores”, complementa Fragoso.
“É um cara muito muito voltado ao trabalho, à análise de dados, e disse na última entrevista no último jogo contra o Avaí, que ta preparando o São Paulo só pra vencer. Ele nem quer pensar em derrota. Ele tá preparando o São Paulo para neutralizar as armas do Del Valle”, completa o repórter.
Entrevista exclusiva de Rodrigo Fragoso à TV Torcedores
Rodrigo Fragoso revelou os bastidores do comandante tricolor em entrevista exclusiva à TV Torcedores. E que você pode conferir abaixo:

