Home Futebol Série B: Cruzeiro é o time que consegue o título com mais rodadas de antecedência

Série B: Cruzeiro é o time que consegue o título com mais rodadas de antecedência

Raposa é campeã do Brasileirão Série B sem entrar em campo, depois das derrotas de Grêmio e Bahia nesta sexta (30)

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Cruzeiro é campeão do Brasileirão Série B 2022. A Raposa obteve o título sem precisar jogar, logo após Grêmio e Bahia perderem seus jogos nesta sexta-feira (30). Ou seja, os Tricolores Gaúcho e Baiano, respectivamente segundo e terceiro colocados, não conseguirão alcançar mais o Cabuloso na classificação. Além disso, a equipe celeste bate o recorde de antecedência na conquista da taça, a obtendo já na 32ª rodada, faltando seis para o término do campeonato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa forma, o Cruzeiro supera o Corinthians, que em 2008 foi campeão na 34ª rodada. Aliás, o Brasileirão Série B é disputado no formato de pontos corridos com 20 equipes desde 2006. E a Raposa vem estabelecendo marcas importantes em 2022. Na rodada anterior, já havia obtido o acesso com a maior antecedência, conseguindo em 31 jogos depois de vencer o Vasco por 3 a 0. Anteriormente, Corinthians (2008), Portuguesa (2011) e Palmeiras (2013) subiram na 32ª partida.

Cruzeiro não para de bater recordes no campeonato

Então, a equipe de Paulo Pezzolano já havia atuado na rodada. Nesta quarta-feira (28), a Raposa aplicou 4 a 1 na Ponte Preta em pleno Moisés Lucarelli, em Campinas, chegando a 71 pontos. O triunfo resultou em outro recorde: a maior invencibilidade no Brasileirão Série B: 15 jogos, contra 14 do Náutico no ano passado e do Vasco em 2022.

Portanto, para ser campeão, o Cruzeiro necessitaria aguardar as partidas de Grêmio e Bahia para saber se já poderia soltar o grito da garganta. Nesse sentido, gaúchos e baianos precisariam perder seus jogos como visitantes para, respectivamente, Sampaio Corrêa e Chapecoense. Assim, tudo deu certo para a Raposa: o Grêmio levou 2 a 1 no Maranhão e o Bahia foi derrotado por 3 a 1 em Santa Catarina.

Desse modo, o time de Renato Gaúcho parou nos 53 pontos, podendo no máximo igualar a pontuação dos mineiros nas seis rodadas restantes. Mesmo assim, chegaria no máximo a 20 vitórias, enquanto que o Cabuloso já tem 21. Já o Bahia continua com 52 pontos, e só consegue chegar aos 70, um a menos do que o time celeste já possui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective