Antes de mais nada, o Tigres do México pode perder o volante Rafael Carioca de graça. Isto porque, o clube emperrou a negociação pela renovação do contrato do atleta, que vai até junho de 2023, e vê o seu camisa 5 voltar a ser assunto no Botafogo.
O Torcedores.com apurou que o Tigres fez uma proposta para renovar com Rafael Carioca que acabou sendo negada por ser considerada bem abaixo das expectativas do estafe e, principalmente do jogador de 33 anos.
O presidente do Tigres, Alejandro Garza, então, solicitou uma contraproposta aos representantes do meio-campista, o que foi feito há cerca de 30 dias. Em setembro, as partes seguiram conversando, porém, não chegaram a um denominador comum.
Rafael Carioca no Tigres (2014/2015 – 2022/2023)
Jogos: 220
Titular: 201
Reserva: 19
Gols: 4
Assistências: 9
Minutos em campo: 17535
Títulos: 5
A contraproposta feita pelo estafe estava acima do que o clube de Monterrey deseja pagar. Com isso, o dirigente “Auriazul” ficou irritado com os números apresentados após considerar encaminhada a renovação do contrato do volante.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Botafogo se colocou como um dos possíveis destinos de Rafael Carioca. O diretor executivo André Mazucco já tomou conhecimento da situação do atleta no clube mexicano.
Desde então, o executivo vem mantendo contato com o estafe e com Rafael Carioca a fim de contratá-lo em 2023. As conversas têm anuência de John Textor, acionista majoritário do futebol alvinegro, e, principalmente, do técnico Luis Castro.
Rafael Carioca na temporada 2022/2023
Jogos: 14
Titular: 7
Reserva: 7
Gols: 0
Assistências: 0
Minutos em campo: 717
O problema para o Botafogo é que os agentes de Rafael Carioca informaram que o atleta foi sondado por clubes da Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes, Estados Unidos, China e Japão. No entanto, o volante não ficou interessado em se transferir para um mercado emergente.
Recentemente, a maior especulação envolveu o Atlético-MG, equipe onde conquistou a Copa do Brasil de 2014 – e de onde saiu para jogar no próprio Tigres, em junho de 2018. Apesar de ser um dos nomes mais importantes da história do clube, o jogador não faz boa temporada.
Rafael Carioca disputou 14 das 16 partidas do Tigres em 2022. Desde o começo da temporada 2022/2023, foi titular apenas sete vezes e acumulou 717 minutos em campo no time comandado pelo técnico Miguel Herrera.

