| BOT | 1-3 | PAL |
|---|
No encerramento da 29ª rodada do Brasileirão Série A nesta segunda-feira (3), o Palmeiras superou o Botafogo por 3 a 1 e conseguiu abrir dez pontos de vantagem em relação ao vice-líder Internacional, chegando à 63 pontos na tabela.
Tiquinho Soares abriu o placar para o Botafogo, mas o Palmeiras virou ainda no primeiro tempo com Gustavo Scarpa e Mayke. No segundo tempo, Dudu garantiu a vitória alviverde fora de casa.
A 30ª rodada do Brasileirão terá início já nesta terça-feira (4). O Botafogo enfrentará o Avaí na Ressacada, enquanto o Palmeiras terá pela frente o Coritiba no Allianz Parque. Os dois jogos ocorrerão às 19h, pelo horário de Brasília, na quinta-feira (6).
Mesmo atuando fora de casa, o Palmeiras teve controle inicial da partida com pressão no campo ofensivo e mobilidade para incomodar a marcação adversária. Porém, o alvinegro conseguiu reduzir espaços na sequência do primeiro tempo e cedeu apenas duas finalizações em 20 minutos.
Em rara oportunidade de gol, o Botafogo conseguiu abrir o placar com um verdadeiro golaço aos 19′. Saravia deixou três marcadores para trás e acionou Tiquinho fora da área. O artilheiro girou e bateu de primeira para surpreender o goleiro Wéverton no canto esquerdo.
O Botafogo tentou se animar com o gol marcado e ocupou mais o campo ofensivo rapidamente, levando perigo ao adversário. Porém, o alviverde teve uma rápida recuperação na partida e logo buscou o empate três minutos depois.
Gabriel Pires conduziu a bola com a mão dentro da área após cruzamento de Piquerez. O jogo prosseguiu normalmente, mas o VAR (comandado por Wagner Reway) avisou e o árbitro paralisou a partida para analisar o lance no monitor e marcar pênalti. Gustavo Scarpa bateu firme e deslocou Gatito para empatar.
Logo na sequência, o Palmeiras conseguiu aproveitar o bom momento para buscar a virada em ótima jogada coletiva. Piquerez deixou Saravia no chão pelo lado esquerdo e cruzou na área para Mayke chegar empurrando às redes nas costas da marcação.
Palmeiras dominou o segundo tempo e impediu chances reais de gol do Botafogo
Diferentemente da etapa inicial, o Botafogo não demonstrou a mesma competitividade no início do segundo tempo e acabou sendo dominado nos primeiros 20 minutos. A equipe comandada por Luís Castro cedeu espaços importantes no terço final e acabou inevitavelmente sofrendo o terceiro gol.
Aos 15′, Gustavo Scarpa aproveitou a segunda falha grave de Gabriel Pires no meio-campo para tomar a bola e acelerar a jogada. Com ótima transição ofensiva, o Palmeiras rapidamente se organizou, com Scarpa acionando Danilo, girando dentro da área para Dudu bater de primeira e ampliar para o Verdão.
Tudo indicava que a reta final do jogo permaneceria com o mesmo roteiro, mas a expulsão de Zé Rafael acabou mudando o panorama da partida. O volante “atropelou” Saravia em lance de contra-ataque e recebeu o segundo cartão amarelo, forçando Abel Ferreira à substituições defensivas e um comportamento mais compacto na reta final.
Abel Ferreira optou pelas entradas de Atuesta, Gabriel Menino e Navarro, pensando mais no contragolpe. Do outro lado, Luís Castro apostou em Gustavo Sauer, Victor Sá e Matheus Nascimento, reforçando o setor ofensivo.
Porém, mesmo com a melhora no desempenho e ocupação no campo ofensivo, o Botafogo não conseguiu ameaçar o Palmeiras na reta final e acabou deixando o Nilton Santos com a perda da longa sequência de invencibilidade.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1-3 PALMEIRAS
Data: 03/10/2022, 20:00
Estádio: Nilton Santos
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliar 1: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO)
Auxiliar 2: Bruno Boschilia (FIFA-PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: 1T 19′ T.Soares (BOT); 1T 24′ G.Scarpa (PAL); 1T 36′ Mayke (PAL); 2T 15′ Dudu (PAL)
Substituições – BOT: Saravia (Rafael); Gustavo Sauer (J.Santos); Victor Sá (G.Pires); Del Piage (Tchê Thcê)
Substituições – PAL: Atuesta (Dudu); Rafael Navarro (Rony); Gabriel Menino (G.Scarpa); Vanderlan (Piquerez)
Botafogo (4-3-3): Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Kanu, Hugo; Tchê Tchê, Gabriel Pires, Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares, Jeffinho. Técnico: Luís Castro.
Palmeiras (4-2-3-1): Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan, Piquerez; Danilo, Zé Rafael; Mayke, Gustavo Scarpa, Dudu; Rony. Técnico: Abel Ferreira.

