Home Futebol Com gol no último lance, Borussia Dortmund e Bayern empatam em clássico

Com gol no último lance, Borussia Dortmund e Bayern empatam em clássico

Com o resultado, bávaros e aurinegros seguem na terceira e quarta posição da Bundesliga.

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Borussia Dortmund e Bayern de Munique entraram no campo do Signal Iduna Park neste sábado (08) para fazer o primeiro Der Klassiker da temporada e empataram por 2 a 2 em uma partida que teve emoção até o fim!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vantagem bávara em primeiro tempo estudado

O jogo teve um início bem agitado, com o time do Bayern iniciou ditando o ritmo, mantendo maior posse de bola e pressionando o Borussia em seu campo de defesa para forçar um eventual erro de saída por meio de sua zaga.

Já o Dortmund entrou em campo com uma postura mais cautelosa e evitou pressionar o Bayern em seu campo de defesa, se fechando com uma linha de três defensores formada por Süle, Hummels e Schlotterbeck e sendo apoiada por um quinteto de meio campistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ritmo da partida seguiu muito tenso e acelerado e antes mesmo dos 15 minutos, três cartões amarelos já haviam sido distribuídos – dois para o Bayern (Sabitzer e de Ligt) e um para o Dortmund (Bellingham).

O Borussia Dortmund manteve a sua cautela e imprimiu a mesma postura que teve em campo na partida em que quase venceu o Manchester City pela UEFA Champions League. Com isso, as chances de finalização do jogo foram muito baixas e o primeiro chute veio apenas aos 30 minutos, por parte de Raphaël Guerreiro (BVB).

Com o Dortmund atuando de forma mais fechada, a única chance do Bayern marcar era chutando de longe. E foi exatamente isso que os bávaros fizeram. Aos 32, Leon Goretzka recebeu na intermediária e bateu com muita liberdade. O goleiro Alexander Meyer aceitou o chute e o time de Munique abriu o placar. Detalhe: a finalização do volante bávaro tinha apenas 3% de chance de sucesso.

PUBLICIDADE

Ao final do primeiro tempo, apesar de ter mantido uma postura defensiva, o Dortmund tinha mais finalizações, com quatro chutes ao gol sendo dois no alvo. O Bayern, por sua vez, acertou o alvo apenas uma vez, justamente na que abriu o placar. No quesito posse de bola tivemos bastante equilíbrio: 48% para o Borussia e 52% para os bávaros.

PUBLICIDADE

Borussia e Bayern voltaram do intervalo com substituições em seu elenco. Do lado dos aurinegros, Marius Wolf entrou no lugar de Mats Hummels e pelos visitantes, Kimmich, Coman e Stanisic substituíram Sabitzer, Coman e Davies, que saiu após levar uma pancada no olho e ser encaminhado ao hospital com suspeita de concussão.

Remontada aurinegra e emoção até o final

Ao contrário do primeiro tempo, o segundo já começou com chances claras para os times. Logo no primeiro minuto de jogo Marius Wolf finalizou de longe e obrigou Neuer a se esticar para impedir a bola e entrar e um pouco mais tarde, Goretzka surpreendeu a defesa do Borussia e deixou Mané livre para cabecear, mas o senegalês errou o alvo.

Alguns minutos mais tarde, aos 53’, Musiala recebeu livre nas costas de Özcan e passou para Leroy Sané. O atacante bateu de fora da área com força e contou com outra falha de Alexander Meyer para ampliar o placar. 2 a 0.

Com a vantagem duplicada no placar, os bávaros passaram a controlar o jogo, aumentando a sua posse de bola e sufocando qualquer tentativa do Dortmund de subir para o ataque. Aos 73 minutos, após mais uma boa triangulação, Leon Goretzka foi mais uma vez acionado para chutar de longe e quase fez o 3 a 0.

Na sequência da jogada, Nico Schlotterbeck avançou quase até a linha de meio campo e toca para Moukoko. O jovem de 17 anos passou para Modeste e avançou para receber livre e finalizar sem chances de defesa de Manuel Neuer. 2 a 1.

PUBLICIDADE

Com a possibilidade de arrancar pelo menos um empate, o Borussia passou a criar mais chances de ataque e quase fez seu segundo aos 83 após Adeyemi arrancar em velocidade pela direita e cruzar para finalização à queima roupa de Modeste. Para desespero da torcida, o francês furou ao chutar e Neuer defendeu com facilidade.

Aos 90’, o Bayern ficou em desvantagem após Kingsley Coman ter recebido seu segundo amarelo. Apesar disso, a vitória dos Bávaros parecia praticamente garantida. Porém, no último lance do jogo, após uma sequência de muita pressão por parte dos aurinegros, o zagueiro Nico Schlotterbeck impediu a bola de sair pela linha de fundo e cruzou para o meio da área. A bola encontrou Anthony Modeste livre e o francês cabeceou para empatar e se sagrar o herói do jogo. 2 a 2.

O gol de empate no último minuto

Situação atual e próxima rodada

Com o resultado, Bayern e Borussia seguem na terceira e quarta colocações da Bundesliga. Freiburg e Union Berlin, que entram em campo neste domingo (09), completam o topo da tabela.

PUBLICIDADE

Na próxima rodada, os quatro times entrarão em confronto direto: o Borussia Dortmund viajará até Berlim para jogar contra o Union e o Bayern receberá o Freiburg na imponente Allianz Arena.

Ficha técnica

Borussia Dortmund 2-2 Bayern de Munique

Data: 08/10/2022, 15:30

Estádio: Signal Iduna Park

PUBLICIDADE

Gols: 33’ Leon Goretzka (FCB), 53’ Leroy Sané (FCB), 74’ Youssoufa Moukoko (BVB), 90+4’ Anthony Modeste (BVB).

Substituições – BVB: Wolf (Hummels), Adeyemi (Özcan), Modeste (Malen), Hazard (Moukoko)

Substituições – FCB: Kimmich (Sabitzer), Stanisic (Davies), Coman (Gnabry), Marzaoui (de Ligt), Choupo-Moting (Sané)

Borussia Dortmund (4-3-3): Meyer – Guerreiro, Schlotterbeck, Hummels, Süle – Özcan, Can, Bellingham – Malen, Moukoko, Brandt.

PUBLICIDADE

Bayern de Munique (4-2-3-1): Neuer – Davies, de Ligt, Upamecano, Pavard – Goretzka, Sabitzer – Mané, Musiala, Sané – Gnabry

Confira os melhores momentos da partida:

Better Collective