Home Mercado da Bola Corinthians: quantos títulos Vítor Pereira já conquistou como treinador?

Corinthians: quantos títulos Vítor Pereira já conquistou como treinador?

Vítor Pereira já comandou clubes como Santa Clara, Porto, Al-Ahli, Olympiacos, Munique 19860, Shanghai SIPG e Fenerbahçe

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Vítor Pereira é considerado um dos melhores treinadores portugueses no momento. Ele é integrante da turma que espalhou, pelo menos, dez técnicos pelo mundo. Os mais conhecidos são Abel Ferreira, André Villas-Boas, Nuno Espírito Santo, Paulo Fonseca e Leonardo Jardim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após pendurar as chuteiras atuando pelo modesto Sporting Clube São João de Ver, em 1996, o ex-volante de qualidade duvidosa, da sexta divisão portuguesa, iniciou a carreira de treinador em 2002.

Depois de passar em clubes de pequena expressão em Portugal, Vítor Pereira emplacou uma série de trabalhos no Santa Clara, Porto. Al-Ahli, Olympiacos, Fenerbahçe, Munique 19860, Shanghai SIPG, Fenerbahçe e, agora, no Corinthians.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O trabalho vitorioso de Jorge Jesus no Flamengo e Abel Ferreira no Palmeiras, escancarou as portas do nosso futebol para técnicos portugueses. Desde então, sete profissionais foram contratados por clubes brasileiros.

Invasão portuguesa no Brasil

2019 – 2020 | Flamengo: Jorge Jesus

2020 – 2022 | Palmeiras: Abel Ferreira

PUBLICIDADE

2020 | Avaí: Augusto Inácio

PUBLICIDADE

2020 | Santos: Jesualdo Ferreira

2020 | Vasco: Ricardo Sá Pinto

2021 | Athletico Paranaense: António Oliveira

2022 | Cuiabá: António Oliveira

PUBLICIDADE

2022 | Botafogo: Luís Castro

2022 | Flamengo: Paulo Sousa

2022 | Corinthians: Vítor Pereira

Como auxiliar técnico de André Villas-Boas no Porto na temporada 2010/2011, Vítor Pereira faturou quatro taças: a Liga Europa, o Campeonato Português, a Supertaça de Portugal e a Taça de Portugal.

PUBLICIDADE

Desde então, Vítor Pereira não parou de empilhar taças até ser contratado pelo Corinthians. Português tem, agora, a oportunidade se der campeão no futebol brasileiro. Afinal, o Timão faz contra o Flamengo a final da Copa do Brasil.

“Temos que ganhar um título para ter a minha cara. Tenho tido a possibilidade de ganhar alguns títulos em outros times que fui trabalhando. Falta isso aqui. Um título. Para crescermos a um nível mais alto. Temos que fazer um jogo no melhor nível em casa. Contra um time com argumentos, mas final é final e tudo pode acontecer”, disse em recente entrevista coletiva.

Mas quantos títulos Vítor Pereira já conquistou como treinador?

Vítor Pereira iniciou a carreira de treinador no time sub-15 do Porto, em junho de 2003. Anteriormente, foi preparador físico e assistente técnico em equipes de divisões inferiores do futebol português.

Aos 54 anos, ele se constituiu em um técnico “copeiro”. Vítor Pereira já conquistou oito troféus: quatro campeonatos nacionais e quatro copas. E, agora, pelo Corinthians busca sua sétima faixa de campeão.

PUBLICIDADE

A primeira “copa” foi conquistada em 2011, quando conduziu o Porto ao título da Supertaça de Portugal, que tinha os craques Helton, Hulk, Nicolás Otamendi, João Moutinho, Fredy Guarín e Radamel Falcao.

Logo após deixar o Porto, o treinador teve passagem bem-sucedida por Olympiacos e Shanghai SIPG. Entretanto, não deixou saudades quando comandou o Al-Ahli, da Arábia Saudita, Fenerbahçe, da Turquia e Munique 1860, da Alemanha.

Os títulos de Vítor Pereira

2011/2012 – Porto: Campeonato Português

2011/2012 – Porto: Supertaça de Portugal

PUBLICIDADE

2012/2013 – Porto: Campeonato Português

2012/2013 – Porto: Supertaça de Portugal

2014/2015 – Olympiacos: Campeonato Grego

2014/2015 – Olimpiacos: Copa da Grécia

PUBLICIDADE

2018 – Shanghai SIPG: Campeonato Chinês

2019 – Shanghai SIPG: Supercopa da China

Better Collective