Home Futebol Vasco: torcida do clube é reconhecida como patrimônio cultural do Rio de Janeiro

Vasco: torcida do clube é reconhecida como patrimônio cultural do Rio de Janeiro

Cruz-Maltino aparece em quinto lugar no ranking atualizado das maiores torcidas do futebol brasileiro

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

A torcida do Vasco da Gama acaba de ser declarada oficialmente como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O projeto de lei, elaborado em agosto passado e de autoria do deputado Chiquinho da Mangueira, foi promulgado pelo governo estadual na última sexta (7) e publicado no Diário Oficial nesta segunda (10) como Lei de número 9875.

De acordo com o site da “Sabra” (Sociedade Artística Brasileira), entende-se como patrimônio imaterial os bens culturais intangíveis que refletem a cultura de um povo, bem como de seus hábitos, expressões e costumes, transmitidos de geração em geração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para Chiquinho da Mangueira, filiado ao partido Solidariedade, a torcida vascaína tem abrangência nacional e, composta por cerca de dez milhões de pessoas, demonstra “amor, devoção e entrega, e vem enchendo os estádios, fazendo sua festa, levando o apoio irrestrito aos jogadores, representando o grande clube do Rio de Janeiro”.

Além do futebol, o site da “Sabra” também ilustra outras manifestações artísticas consideradas como patrimônio cultural imaterial no Brasil.

São artes ligadas à dança e à música, como o samba, o frevo, a capoeira, o Maracatu e a festa do Boi Bumbá, mais as celebrações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, a Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Bahia, e a Feira de Caruaru, em Pernambuco, entre outros bens culturais.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa publicada pelo jornal “O Globo” no último dia 19 de julho, que atualizou o ranking geral das maiores torcidas do futebol brasileiro, apontou o Vasco em quinto lugar, o que representa 4,2% dos torcedores em nível nacional.

PUBLICIDADE

O Flamengo, que ocupa a liderança, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, nesta ordem, aparecem antes do Cruz-Maltino e completam o chamado Top-5.

Rivais estaduais, o Botafogo surge na 12ª posição (1,3% dos torcedores) e o Fluminense vem logo atrás na 15ª colocação (1,1%).

O levantamento, com mais de duas mil entrevistas, foi realizado entre os dias 1º e 5 de julho em 126 cidades do país.

Sem estar diante de uma lista de opções, os torcedores citaram de maneira espontânea o clube que mais simpatizavam, podendo ainda escolher uma segunda alternativa.

PUBLICIDADE

Atualmente disputando o Brasileirão Série B, o Vasco, cuja torcida agora faz parte do patrimônio cultural do Rio de Janeiro, entra em campo no próximo domingo (16) contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, pela 35ª rodada da competição.

Restando apenas quatro partidas para o encerramento, o Cruz-Maltino fecha o G4 (o grupo de acesso para a Série A) somando 55 pontos, três a mais que o próprio Sport, o quinto colocado.

Segundo o matemático Tristão Garcia, do site de estatísticas “InfoBola”, o Vasco tem 74% de chances de retornar à primeira divisão, enquanto o time pernambucano possui 23% da mesma possibilidade.

Better Collective