A torcida do Vasco da Gama acaba de ser declarada oficialmente como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro.
O projeto de lei, elaborado em agosto passado e de autoria do deputado Chiquinho da Mangueira, foi promulgado pelo governo estadual na última sexta (7) e publicado no Diário Oficial nesta segunda (10) como Lei de número 9875.
De acordo com o site da “Sabra” (Sociedade Artística Brasileira), entende-se como patrimônio imaterial os bens culturais intangíveis que refletem a cultura de um povo, bem como de seus hábitos, expressões e costumes, transmitidos de geração em geração.
Para Chiquinho da Mangueira, filiado ao partido Solidariedade, a torcida vascaína tem abrangência nacional e, composta por cerca de dez milhões de pessoas, demonstra “amor, devoção e entrega, e vem enchendo os estádios, fazendo sua festa, levando o apoio irrestrito aos jogadores, representando o grande clube do Rio de Janeiro”.
Além do futebol, o site da “Sabra” também ilustra outras manifestações artísticas consideradas como patrimônio cultural imaterial no Brasil.
São artes ligadas à dança e à música, como o samba, o frevo, a capoeira, o Maracatu e a festa do Boi Bumbá, mais as celebrações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, a Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Bahia, e a Feira de Caruaru, em Pernambuco, entre outros bens culturais.
Uma pesquisa publicada pelo jornal “O Globo” no último dia 19 de julho, que atualizou o ranking geral das maiores torcidas do futebol brasileiro, apontou o Vasco em quinto lugar, o que representa 4,2% dos torcedores em nível nacional.
O Flamengo, que ocupa a liderança, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, nesta ordem, aparecem antes do Cruz-Maltino e completam o chamado Top-5.
Rivais estaduais, o Botafogo surge na 12ª posição (1,3% dos torcedores) e o Fluminense vem logo atrás na 15ª colocação (1,1%).
O levantamento, com mais de duas mil entrevistas, foi realizado entre os dias 1º e 5 de julho em 126 cidades do país.
Sem estar diante de uma lista de opções, os torcedores citaram de maneira espontânea o clube que mais simpatizavam, podendo ainda escolher uma segunda alternativa.
Atualmente disputando o Brasileirão Série B, o Vasco, cuja torcida agora faz parte do patrimônio cultural do Rio de Janeiro, entra em campo no próximo domingo (16) contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, pela 35ª rodada da competição.
Restando apenas quatro partidas para o encerramento, o Cruz-Maltino fecha o G4 (o grupo de acesso para a Série A) somando 55 pontos, três a mais que o próprio Sport, o quinto colocado.
Segundo o matemático Tristão Garcia, do site de estatísticas “InfoBola”, o Vasco tem 74% de chances de retornar à primeira divisão, enquanto o time pernambucano possui 23% da mesma possibilidade.
5 notícias do Vasco hoje que bombaram (10/10) https://t.co/atELjZX3sv pic.twitter.com/ta8AHJ13GM
— Torcedores.com (@Torcedorescom) October 10, 2022

