Home Futebol Brasileirão Série A: clássico entre Palmeiras e São Paulo confronta duas realidades muito diferentes

Brasileirão Série A: clássico entre Palmeiras e São Paulo confronta duas realidades muito diferentes

Choque-Rei pelo Brasileirão colocará frente a frente Palmeiras e São Paulo em momentos distintos

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo (16), no Allianz Parque, às 16h, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Verdão é líder isolado e faz as contas para conquistar o título de forma antecipada, que pode vim daqui duas rodadas, dependendo de uma combinação de resultados.

E o Brasileirão será o terceiro título da equipe no ano. O Verdão foi campeão do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já o São Paulo, vive uma realidade completamente diferente. O time de Rogério Ceni perdeu duas finais e de forma que deixaram o seu torcedor irritado.

Primeiro, para o próprio Palmeiras no Paulistão, depois de vencer o primeiro jogo por 3 a 1, tomou uma goleada de 4 a 0 no jogo decisivo.

A outra perda foi na Sul-Americana, onde o São Paulo vinha poupando no Brasileirão para colocar todas as forças na competição, mas acabou sendo derrotado para um “time pequeno”, o Independiente del Valle, que não tem a mesma tradição do Tricolor Paulista.

PUBLICIDADE

A forma que perdeu, também irritou. Foi um 2 a 0 fácil para a equipe do Equador. O São Paulo parece que não entrou para jogar uma decisão.

PUBLICIDADE

Com as derrotas recentes, o torcedor do São Paulo tem protestado bastante, com nariz de palhaço, saco de pipoca e ofensas aos jogadores.

O torcedor são-paulino, de fato, está carente de títulos. Desde 2009, o São Paulo venceu apenas uma Sul-Americana, em 2012 e um Paulistão, em 2021.

Já o Palmeiras, nesse período, venceu duas Libertadores, dois Brasileiros, três Copas do Brasil, dois Paulistas e uma Recopa. Se pegarmos o período mais recente ainda, nos últimos dois anos, o Verdão venceu praticamente tudo: duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulistão e uma Recopa.

Momento no Brasileirão

O Brasileirão está encaminhado para o Verdão. São dez pontos de vantagem para o segundo colocado. Esse seria o único título nacional que falta para Abel Ferreira conquistar pelo clube.

PUBLICIDADE

Pelo lado do Tricolor, falando do Campeonato Brasileiro, a situação também é bem diferente do que a do rival. O São Paulo é apenas o 12º colocado e luta por uma vaga na pré-Libertadores. Coisa que não conseguiu no ano passado, mesmo classificando os nove primeiros.

O Palmeiras não perde no Brasileirão há mais de três meses. A última derrota foi no dia 02/07, para o Athletico-PR, pela 15ª rodada. Aliás, ao todo, o Verdão perdeu apenas dois jogos na competição.

Já o São Paulo, vem de derrota para o Botafogo, em casa. Nos últimos 15 jogos do Brasileirão, o time de Rogério Ceni venceu apenas quatro. O São Paulo é um dos times que menos venceram no campeonato. Venceu apenas 9. Só venceu mais que os quatro times da zona do rebaixamento e que o Ceará, primeiro time fora da zona.

Better Collective