Mesmo que o São Paulo tenha atuado com um jogador a menos durante todo o segundo tempo e perdendo mais um atleta nos minutos finais, o Palmeiras não tirou proveito da vantagem, desperdiçando até pênalti. Assim, o Choque-Rei terminou empatado em 0 a 0 neste domingo (16), no Allianz Parque, pela 32ª rodada do Brasileirão Série A. Apesar da segunda igualdade seguida do Verdão no campeonato, a equipe ainda continua disparada na liderança. Porém, o Palmeiras perdeu a oportunidade de obter uma marca histórica.
Afinal, o Alviverde não conseguiu fechar com 100% de aproveitamento os clássicos válidos pelo Brasileirão Série A. Até então, o Palmeiras havia batido todos os rivais na competição. Contudo, no último duelo caseiro da temporada, acabou não conseguindo triunfar diante do São Paulo.
Palmeiras obteve mais de 80% nos clássicos em 2022
Anteriormente, o Palmeiras havia ganho todos os clássicos até amargar o empate de hoje. Assim, o Corinthians perdeu pela 3ª rodada por 3 a 0 na Arena Barueri e levou 1 a 0 na Neo Química Arena na 22ª. Já o Santos caiu na Vila Belmiro por 1 a 0 (8ª rodada) e no returno foi superado também pelo placar mínimo no Allianz Parque (27ª). Por fim, no primeiro turno em 20 de junho, o Verdão venceu o São Paulo de virada por 2 a 1, com os gols palmeirenses anotados nos acréscimos em pleno Morumbi, pela 13ª rodada.
Portanto, o Palmeiras não conseguiu os 100% nos clássicos na competição, mas o retrospecto diante dos rivais no Brasileirão Série A foi avassalador. Afinal, foram cinco vitórias e um empate, em seis partidas, com oito gols marcados e somente um sofrido. Ou seja, o aproveitamento no campeonato nos derbys é de 88,88%.
Aliás, pela primeira vez em sua história, o Palmeiras conseguiu um desempenho de mais de 80% jogando mais de 10 clássicos durante o ano, em todas as competições. De acordo com o perfil Instituto Palestrino de Estatística (IPE), o Verdão teve 10 vitórias, um empate e duas derrotas, conseguindo 86% de aproveitamento. Apenas no longínquo ano de 1933, ao enfrentar os três rivais, o então Palestra Itália foi superior com 90% em sete jogos, obtendo seis vitórias e um empate.

