Home Futebol Borussia Dortmund e Manchester City garantem classificação na Champions League

Borussia Dortmund e Manchester City garantem classificação na Champions League

Aurinegros e citizens não saíram do zero e definiram situação dos quatro times do Grupo G

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Nesta terça-feira (12), Borussia Dortmund e Manchester City jogaram no Signal Iduna Park pela quinta rodada da UEFA Champions League e empataram por 0 a 0. Com a configuração do grupo e pelo primeiro critério de desempate ser o confronto direto, o empate classificou as duas equipes para as oitavas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O último confronto entre os dois times foi no último dia 14, no Etihad, onde o Dortmund jogou muito bem, mas acabou derrotado de virada com dois gols após os 39’ do segundo tempo. Antes da partida de hoje, City e Borussia já haviam se enfrentado cinco vezes pela Champions. Foram três vitórias dos citizens, uma dos aurinegros e um empate.

O zero apenas se manteve dos dois lados do placar por pura teimosia. De um lado, o Borussia Dortmund desperdiçou boas chances mesmo tendo criado mais que os oponentes. De outro, o City apenas não saiu com a vitória porque Gregor Kobel se agigantou e defendeu um pênalti no segundo tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dortmund defende com maestria

Os dez primeiros minutos de jogo foram bem pontuados pelas estratégias que os times assumiram ao entrar em campo. O City manteve a maior posse de bola (74%) e o Dortmund se fechou, mantendo uma disciplina tática defensiva e buscando sair no contra-ataque.

Com o tempo as chances começaram a ser criadas nos dois lados. Aos 15’, o Dortmund criou uma boa chance ao acionar Adeyemi livre pela direita, mas o ponta finalizou para fora. Aos 17’, Mats Hummels fez um corte providencial para evitar que Haaland saísse com a bola na frente do gol de Gregor Kobel.

Aos 30’, a partida seguia no mesmo ritmo. O Borussia havia criado mais chances (3), mas as desperdiçou. Já o City seguia sem conseguir finalizar graças à boa atuação de Mats Hummels, que com um bom posicionamento, interceptava as bolas antes que elas fossem chutadas.

PUBLICIDADE

Ao final do primeiro tempo, o 0 a 0 no placar já era injusto. O Dortmund jogou muito melhor no período e apesar de ter apenas 32% de posse, finalizou ao gol seis vezes, acertando quatro no alvo. Defensivamente, o clube também foi impecável especialmente por causa de Mats Hummels. O campeão mundial frustrou nove ataques do Manchester City e não permitiu que Haaland finalizasse com perigo.

PUBLICIDADE

Borussia cansa e City administra

O segundo tempo iniciou com uma surpresa. Depois de ter feito um primeiro tempo apagado, Erling Haaland foi substituído por Bernardo Silva e frustrou as expectativas de quem queria ver o norueguês ampliar seu recorde de partidas marcadas.

Aos 56′ veio a melhor chance tanto do jogo como do Manchester City quando Emre Can cometeu pênalti indiscutível em Mahrez. O próprio argelino cobrou, mas Gregor Kobel acertou o canto e defendeu. Foi a segunda cobrança de pênalti seguida desperdiçada pelo jogador nesta edição da Champions.

Dez minutos mais tarde o City subiu mais para o ataque e quase chegou ao gol após perigosa finalização de Álvarez, que obrigou Gregor Kobel a fazer uma boa defesa. Na sequência, a bola caiu nos pés de Phil Foden, mas o goleiro suíço a recuperou corajosamente antes que ele pudesse chutar.

Com o avançar do tempo, o time do Dortmund foi sentindo o cansaço pela intensidade impressa durante o primeiro tempo e o City passou a assumir mais o controle da partida. Muito desfalcado e sem peças de peso no banco, os alemães se recuaram ainda mais e praticamente assistiram os ingleses trocarem passes. Aos 80′ de jogo, a posse de bola do Manchester estava em 73%.

PUBLICIDADE

Daí para frente, os times praticamente administraram o placar não forçaram nenhuma jogada até o final do jogo. Com o resultado, o Manchester City já se garantiu na primeira colocação e o Borussia Dortmund na segunda, fazendo com que a última rodada seja praticamente composta por amistosos.

Os times entrarão em campo novamente no dia 02/11, quando o City recebe o Sevilla, já garantido na Liga Europa e o Dortmund viaja até a Dinamarca, onde jogará contra o Copenhagen.

O Man of the Match

Pela sua ótima atuação defensiva, Mats Hummels foi o grande destaque da partida. Ele foi responsável por quebrar 11 jogadas de ataque do Manchester City e se fez presente por todo o campo defensivo, garantindo que o ataque adversário fosse improdutivo. Gregor Kobel também merece menção honrosa por ter pego o pênalti e garantido a classificação do Borussia Dortmund.

Ficha técnica

Borussia Dortmund x Manchester City

Data: 25/10/2022, 16:00
Estádio: Signal Iduna Park

PUBLICIDADE

Gols:

Substituições – BVB: 72′ – Malen (Adeyemi), 80′ – Modeste (Moukoko) e Wolf (Hazard), 86′ – Papadopoulos (Reyna).

Substituições – MCI: 46′ – Bernardo Silva (Haaland) e Akanji (Cancelo), 80′ – Grealish (Foden), 88′ – Palmer (Mahrez).

Borussia Dortmund (4-5-1): Gregor Kobel – Niklas Süle, Mats Hummels, Nico Schlotterbeck – Karim Adeyemi, Jude Bellingham, Emre Can, Thorgan Hazard – Gio Reyna, Julian Brandt – Youssoufa Moukoko

PUBLICIDADE

Manchester City (4-4-2): Stefan Ortega – John Stones, Rúben Dias, Nathan Aké, João Cancelo – Riyad Mahrez, Rodri, İlkay Gündoğan, Phil Foden – Erling Haaland, Julián Álvarez

Better Collective