O torcedor do Bahia viveu de uma noite com muita alegria e até mesmo quebra de recorde de público na Fonte Nova, para uma frustação e preocupação sobre o acesso. Mesmo saindo na frente no começo de jogo, o Tricolor cedeu o empate ao Guarani, em partida válida pela 37ª rodada da Série B e que não confirma matematicamente o retorno dos baianos à Série A.
1º tempo: Bahia faz, anula e faz de novo, dominando a etapa
Sem perder tempo, o Bahia mostrou serviço e abriu o placar com Matheus Davó, que desviou cruzamento de Luiz Henrique para o gol, mas estando em posição irregular. Porém, passou dois minutos e o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti para o Tricolor de Aço, com Lucas Mugni indo para a cobrança e deslocando Kozlinski, fazendo a festa na Fonte Nova.
A pressão dos donos da casa seguiu durante boa parte do primeiro tempo, aproveitando que a defesa do Bugre estava perdida, facilitando os contra-ataques. Uma das únicas chegadas do Guarani na etapa inicial foi com Isaque, que bateu para o gol, mas Luiz Otávio salvando o quase empate do clube campineiro.
2º tempo: Tricolor de Aço para em Kozlinski e retranca gera o empate
O Bahia retornou sem mudanças para a etapa final, e a mesma atitude da equipe de Eduardo Barroca nos minutos iniciais do primeiro tempo retornou após um momento que o Guarani esteve melhor.
Depois dos 20 minutos, o Tricolor de Aço começou a dominar o duelo, mas Maurício Kozlinski se tornou o herói do Bugre. Com duas oportunidades, sendo uma de Davó e outra de Ytalo, o goleiro do Guarani fez grandes defesas e salvou o segundo gol.
Nos minutos finais, o técnico Eduardo Barroca retrancou o time, deixando o time fechado e deixando o Guarani chegar. Aos 38 minutos, após análise do VAR, Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti de Miqueias, que foi cobrado por Yuri Tanque, deslocando o goleiro Mateus Claus e jogando um balde de água fria na Fonte Nova.
Veja os melhores momentos
A última partida das equipes
Ainda não confirmado na Série A em 2023, o Bahia precisa garantir sua vaga na elite do futebol brasileiro na última rodada. Para isso, a equipe vai até Alagoas, onde enfrenta o CRB no Rei Pelé. Já o Guarani, que só cumpre tabela, encerra sua participação no Brinco de Ouro, quando recebe a Chapecoense no domingo (06/11).
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 – 1 Guarani
Data: 28/10/2022
Horário: 19h00 (de Brasília)
Estádio: Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Transmissão: Premiere
Público e Renda: 48.464 pessoas/R$ 1.463.374,00
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: Lucas Mugni (BAH), aos 9’/1T e Yuri Tanque (GUA), aos 40’/2T
Cartões amarelos: Marcinho e Miqueias (BAH) e Giovanni Augusto (GUA)
Bahia: Mateus Claus; Marcinho, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique (Miqueias); Patrick de Lucca, Lucas Mugni e Ricardo Goulart (Rezende); Caio Vidal (Raí Nascimento), Vitor Jacaré (Matheus Bahia) e Matheus Davó (Ytalo). T: Eduardo Barroca
Guarani: Kozlinski; Ivan Alvariño (Mateus Ludke), João Victor, Derlan e Jamerson; Leandro Vilela, Rodrigo Andrade (Madison) e Giovanni Augusto (Yuri Tanque); Isaque, Yago e Jenison. T: Mozart

