No último final de semana, o Flamengo consagrou-se campeão da Conmebol Libertadores após vitória diante do Athletico Paranaense, por 1 a 0, no Monumental de Guayaquil.
Além da conquista esportiva e da premiação considerável, o rubro-negro também garantiu sua presença na realização do próximo Mundial de Clubes, evento que ainda terá sede e calendário definidos pela Fifa.
No entanto, a única certeza é que o Flamengo será o único time brasileiro em 2023 que disputará todas as competições possíveis do calendário, reforçando a soberania rubro-negra nos últimos anos.
Além disso, a vitória diante do Corinthians na Copa do Brasil garantiu o rubro-negro na Supercopa do Brasil, duelo que abrirá a temporada 2023 do futebol nacional e provavelmente será disputado contra o Palmeiras (campeão do Brasileirão).
Em relação à conquista da Libertadores, além da vaga conquistada para o Mundial de Clubes, o Flamengo também garantiu participação na Recopa Sul-Americana, jogos de ida e volta que serão realizados contra o Independiente del Valle, com decisão no Maracanã.
Por fim, o clube rubro-negro terá à disposição o calendário cheio de eventos do futebol continental, brasileiro e estadual: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão Série A e Conmebol Libertadores.
Competições do Flamengo em 2023
Competições mundiais:
– Mundial de Clubes: 1/2 a 11/2 (previsto pela CBF)
Competições continentais:
– Libertadores: 5/4 a 11/11
– Recopa Sul-Americana: 8/2 e 15/2
Competições nacionais:
– Supercopa do Brasil: 28/1
– Copa do Brasil: 22/2 a 24/9
– Brasileirão Série A: 16/04 a 3/12
Competições estaduais:
– Campeonato Carioca: 15/1 a 9/04

