O Grupo E da Copa do Mundo é o único da fase de grupos que vai colocar dois campeões mundiais frente a frente e pode ser considerado como o mais próximo de um grupo da morte que esta edição da copa terá.
As quatro seleções chegam em momentos bem diferentes, com uma jovem Espanha podendo mostrar que já é madura, uma Alemanha precisando se reafirmar, uma envelhecida Costa Rica e um time japonês que pode surpreender e avançar para as oitavas no lugar de uma das campeãs.
Espanha:
Ranking da FIFA: 7
Participações em Copas: 15
Melhor participação: Campeã (2010)
Valor do elenco (Euros): 800 Milhões
Técnico: Luis Enrique (desde 2019)
A Espanha chegará na Copa de 2022 em um processo de crescimento e amadurecimento. Depois de ter feito duas Copas do Mundo fracas em 2014 e 2018, a Furia Roja vive uma boa fase apesar de sua instabilidade: chegou nas semifinais da Euro 2020, sendo eliminada pela campeã Itália, e se classificou para a fase final da UEFA Nations League em um grupo que contava com Portugal, Suíça e República Tcheca.
Favorita para avançar em primeiro no grupo, a Espanha conta com os jovens Pedri, Gavi e Ferran Torres e com o veterano Sergio Busquets para confirmar a primeira colocação. Recém nomeado como o melhor jogador jovem da temporada, Gavi é um dos jogadores para se ficar de olho neste time e precisará usar o torneio para calar quem criticou a sua nomeação.
Estatísticas – Espanha contra…
Alemanha: 25 jogos (8V, 8E, 9D), 31 gols marcados e 30 sofridos
Costa Rica: três jogos (2V, 1E, 0D), nove gols marcados e três sofridos
Japão: um jogo (1V, 0E, 0D), um gol marcado e nenhum sofridos
Costa Rica
Ranking da FIFA: 31
Participações em Copas: 5
Melhor participação: Quartas de Final (2014)
Valor do elenco (Euros): 18,83 Milhões
Técnico: Gustavo Matosas (desde 2019)
Ainda vivendo das glórias da sua campanha de 2014, a Costa Rica viu seu futebol declinar ao longo dos anos e precisou das repescagens para conseguir carimbar a sua ida ao Catar. Com um time mais velho e contando com nomes experientes como o de Keylor Navas e Bryan Ruiz, a seleção caiu em um grupo mais complicado que o de 2018 e precisará se superar caso queira voltar às oitavas.
Dos cinco jogadores apontados como os principais destaques costarriquenhos para a Copa do Mundo, quatro (Navas, Ruiz, Joel Campbell e Celso Borges) têm 30 anos ou mais e podem usar sua experiência e entrosamento para liderar o time dos Ticos nas difíceis partidas que terão pela frente.
Estatísticas – Costa Rica contra…
Alemanha: um jogo (0V, 0E, 1D), dois gols marcados e quatro sofridos
Espanha: três jogos (0V, 1E, 2D), três gols marcados e nove gols sofridos
Japão: quatro jogos (0V, 1E, 3D), dois gols marcados e dez gols sofridos
Alemanha
Ranking da FIFA: 11
Participações em Copas: 19
Melhor participação: Campeã (1954,1974,1990,2014)
Valor do elenco (Euros): 723,50 Milhões
Técnico: Hansi Flick (desde 2021)
Apesar de ter se classificado na primeira colocação em seu grupo das eliminatórias com 100% de aproveitamento, a Alemanha ainda não passa a sensação de que poderá fazer uma boa Copa do Mundo. Na UEFA Nations League, os alemães empataram quatro partidas em seis, perderam uma e venceram a outra, e em uma competição de tiro curto como a Copa do Mundo, estes empates poderão selar mais uma desclassificação prematura.
Para evitar um segundo vexame seguido, o técnico Hansi Flick conta com nomes de muita experiência e habilidade, como o goleiro Manuel Neuer, os meias Ilkay Gündogan, Joshua Kimmich e Thomas Müller e os jovens Leroy Sané e Jamal Musiala, que fazem ótimas temporadas pelo Bayern de Munique.
Estatísticas – Alemanha contra…
Espanha: 25 jogos (9V, 8E, 8D), 30 gols marcados e 31 sofridos
Costa Rica: um jogo (1V, 0E, 0D), quatro gols marcados e dois gols sofridos
Japão: dois jogos (1V, 1E, 0D), cinco gols marcados e dois gols sofridos
Japão
Ranking da FIFA: 24
Participações em Copas: 6
Melhor participação: oitavas de final (2002, 2010, 2018)
Valor do elenco (Euros): 139,30 Milhões
Técnico: Hajime Moriyasu (desde 2018)
O Japão teve um bom desempenho nas eliminatórias asiáticas, ficando apenas um ponto atrás da líder de seu grupo, Arábia Saudita. Depois de quase eliminarem a Bélgica nas oitavas de final da Copa de 2018, os Samurais Azuis chegam ao Grupo E da Copa do Catar com chances de avançarem para as oitavas caso atuem de forma organizada e se aproveitem da ineficiência dos alemães.
Dos jogadores convocados, oito atuam na Alemanha, dentre eles dois de seus principais destaques, o zagueiro Ko Itakura, do Borussoa Mönchengladbach, e o meia Daichi Kamada, que recentemente foi campeão da UEFA Europa League com o Eintracht Frankfurt.
Estatísticas – Japão contra…
Espanha: quatro jogos (0V, 2E, 2D), três gols marcados e sete sofridos
Alemanha: dois jogos (1V, 0E, 1D), dois gols marcados e três sofridos
Costa Rica: um jogo (0V, 0E, 1D), um gol marcado e dois sofridos
Data e horário dos jogos:
23/11 – 10h: Alemanha x Japão – Khalifa International
23/11 – 13h: Espanha x Costa Rica – Al Thumama
27/11 – 07h: Japão x Costa Rica – Ahmad Bin Ali
27/11 – 16h: Espanha x Alemanha – Al Bayt
01/12 – 16h: Japão x Espanha – Khalifa International
01/11 – 16h: Costa Rica x Alemanha – Al Bayt

