Home Futebol Copa do Mundo 2022: confira estatísticas, detalhes e horários dos jogos do Grupo E

Copa do Mundo 2022: confira estatísticas, detalhes e horários dos jogos do Grupo E

Grupo conta com Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

O Grupo E da Copa do Mundo é o único da fase de grupos que vai colocar dois campeões mundiais frente a frente e pode ser considerado como o mais próximo de um grupo da morte que esta edição da copa terá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As quatro seleções chegam em momentos bem diferentes, com uma jovem Espanha podendo mostrar que já é madura, uma Alemanha precisando se reafirmar, uma envelhecida Costa Rica e um time japonês que pode surpreender e avançar para as oitavas no lugar de uma das campeãs.

Espanha:

Ranking da FIFA: 7
Participações em Copas: 15
Melhor participação: Campeã (2010)
Valor do elenco (Euros): 800 Milhões
Técnico: Luis Enrique (desde 2019)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Espanha chegará na Copa de 2022 em um processo de crescimento e amadurecimento. Depois de ter feito duas Copas do Mundo fracas em 2014 e 2018, a Furia Roja vive uma boa fase apesar de sua instabilidade: chegou nas semifinais da Euro 2020, sendo eliminada pela campeã Itália, e se classificou para a fase final da UEFA Nations League em um grupo que contava com Portugal, Suíça e República Tcheca.

Favorita para avançar em primeiro no grupo, a Espanha conta com os jovens Pedri, Gavi e Ferran Torres e com o veterano Sergio Busquets para confirmar a primeira colocação. Recém nomeado como o melhor jogador jovem da temporada, Gavi é um dos jogadores para se ficar de olho neste time e precisará usar o torneio para calar quem criticou a sua nomeação.

Estatísticas – Espanha contra…
Alemanha
: 25 jogos (8V, 8E, 9D), 31 gols marcados e 30 sofridos
Costa Rica: três jogos (2V, 1E, 0D), nove gols marcados e três sofridos
Japão: um jogo (1V, 0E, 0D), um gol marcado e nenhum sofridos

PUBLICIDADE

Costa Rica

Ranking da FIFA: 31
Participações em Copas: 5
Melhor participação: Quartas de Final (2014)
Valor do elenco (Euros): 18,83 Milhões
Técnico: Gustavo Matosas (desde 2019)

PUBLICIDADE

Ainda vivendo das glórias da sua campanha de 2014, a Costa Rica viu seu futebol declinar ao longo dos anos e precisou das repescagens para conseguir carimbar a sua ida ao Catar. Com um time mais velho e contando com nomes experientes como o de Keylor Navas e Bryan Ruiz, a seleção caiu em um grupo mais complicado que o de 2018 e precisará se superar caso queira voltar às oitavas.

Dos cinco jogadores apontados como os principais destaques costarriquenhos para a Copa do Mundo, quatro (Navas, Ruiz, Joel Campbell e Celso Borges) têm 30 anos ou mais e podem usar sua experiência e entrosamento para liderar o time dos Ticos nas difíceis partidas que terão pela frente.

Estatísticas – Costa Rica contra…
Alemanha
: um jogo (0V, 0E, 1D), dois gols marcados e quatro sofridos
Espanha: três jogos (0V, 1E, 2D), três gols marcados e nove gols sofridos
Japão: quatro jogos (0V, 1E, 3D), dois gols marcados e dez gols sofridos

Alemanha

Ranking da FIFA: 11
Participações em Copas: 19
Melhor participação: Campeã (1954,1974,1990,2014)
Valor do elenco (Euros): 723,50 Milhões
Técnico: Hansi Flick (desde 2021)

PUBLICIDADE

Apesar de ter se classificado na primeira colocação em seu grupo das eliminatórias com 100% de aproveitamento, a Alemanha ainda não passa a sensação de que poderá fazer uma boa Copa do Mundo. Na UEFA Nations League, os alemães empataram quatro partidas em seis, perderam uma e venceram a outra, e em uma competição de tiro curto como a Copa do Mundo, estes empates poderão selar mais uma desclassificação prematura.

Para evitar um segundo vexame seguido, o técnico Hansi Flick conta com nomes de muita experiência e habilidade, como o goleiro Manuel Neuer, os meias Ilkay Gündogan, Joshua Kimmich e Thomas Müller e os jovens Leroy Sané e Jamal Musiala, que fazem ótimas temporadas pelo Bayern de Munique.

Estatísticas – Alemanha contra…
Espanha: 25 jogos (9V, 8E, 8D), 30 gols marcados e 31 sofridos
Costa Rica: um jogo (1V, 0E, 0D), quatro gols marcados e dois gols sofridos
Japão: dois jogos (1V, 1E, 0D), cinco gols marcados e dois gols sofridos

Japão

Ranking da FIFA: 24
Participações em Copas: 6
Melhor participação: oitavas de final (2002, 2010, 2018)
Valor do elenco (Euros): 139,30 Milhões
Técnico: Hajime Moriyasu (desde 2018)

PUBLICIDADE

O Japão teve um bom desempenho nas eliminatórias asiáticas, ficando apenas um ponto atrás da líder de seu grupo, Arábia Saudita. Depois de quase eliminarem a Bélgica nas oitavas de final da Copa de 2018, os Samurais Azuis chegam ao Grupo E da Copa do Catar com chances de avançarem para as oitavas caso atuem de forma organizada e se aproveitem da ineficiência dos alemães.

Dos jogadores convocados, oito atuam na Alemanha, dentre eles dois de seus principais destaques, o zagueiro Ko Itakura, do Borussoa Mönchengladbach, e o meia Daichi Kamada, que recentemente foi campeão da UEFA Europa League com o Eintracht Frankfurt.

Estatísticas – Japão contra…
Espanha
: quatro jogos (0V, 2E, 2D), três gols marcados e sete sofridos
Alemanha: dois jogos (1V, 0E, 1D), dois gols marcados e três sofridos
Costa Rica: um jogo (0V, 0E, 1D), um gol marcado e dois sofridos

Data e horário dos jogos:

23/11 – 10h: Alemanha x Japão – Khalifa International
23/11 – 13h: Espanha x Costa Rica – Al Thumama
27/11 – 07h: Japão x Costa Rica – Ahmad Bin Ali
27/11 – 16h: Espanha x Alemanha – Al Bayt
01/12 – 16h: Japão x Espanha – Khalifa International
01/11 – 16h: Costa Rica x Alemanha – Al Bayt

PUBLICIDADE
Better Collective