Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, declarou que a escolha do Catar para sediar a Copa do Mundo 2022 foi um erro. Em entrevista publicada hoje (8) ao Tages-Anzeiger (jornal suíço), ele também assumiu a responsabilidade pela decisão, uma vez que comandava a entidade.
“A escolha do Catar foi um erro. Como presidente da Fifa, eu era o responsável por isso”, disse Blatter.
Além disso, o ex-mandatário da Fifa revelou que a Copa do Mundo 2022 deveria ser realizada nos Estados Unidos.
“Na época, nós concordamos com o Comitê Executivo que a Copa aconteceria na Rússia, em 2018, e nos EUA, em 2022. Seria um gesto de paz entre os países adversários politicamente”, pontuou.
Blatter destacou que a má escolha da sede do mundial deve-se ao tamanho do Catar. “É um país muito pequeno. A Copa e o futebol são muito grandes (…). Foi uma escolha ruim”, ressaltou.
O mundial começa no dia 20 deste mês (domingo), com a partida entre Catar e Equador. O Brasil estreia na Copa do Mundo, no dia 24, contra a Sérvia.
Blatter está suspenso da Fifa
Joseph Blatter foi o presidente da Fifa por 17 anos, entre 1998 e 2015, mas teve que renunciar ao cargo em razão das investigações de corrupção e desvios de dinheiro na entidade.
Em dezembro de 2015, o Comitê de Ética da Fifa suspendeu ele e o ex-presidente da UEFA, Michel Platini, alegando “gestão desleal” e “conflito de interesses”. Recentemente, o ex-presidente da Fifa recebeu absolvição da Justiça suíça.
No entanto, em março de 2021, a instituição de futebol ampliou a suspensão de Blatter por mais seis anos e oito meses, devido a pagamentos de bônus a partir de 2010. Neste caso, a Fifa também suspendeu Jérôme Valke (ex-secretário-geral de Blatter).

