A Copa do Mundo nem começou e as polêmicas já se iniciaram. A convocação da seleção da Espanha foi a responsável por causar muita discussão na Europa. A principal questão que tem gerado críticas ao treinador Luis Enrique é a opção dele por não levar para a competição veteranos importantes, mesmo com as 26 vagas disponíveis e, ao invés disso, usar essas vagas para convocar outros jogadores, inclusive seu genro, Ferran Torres.
O treinador Luis Enrique, ex-Barcelona, deixou de fora da lista dos 26 selecionados atletas como Sergio Ramos, do PSG, De Gea, do Manchester United e Thiago Alcântara, do Bayern de Munique. A divulgação da não convocação deles causou surpresa a muitos, que consideravam ao menos alguns desses jogadores como essenciais na disputa da Copa do Mundo.
Thiago Alcântara, em especial, viveu um início de temporada complicado, com muitas lesões, porém se recuperou e vem atuando pelo Liverpool, estando à disposição do treinador.
Luis Enrique convocou seu genro, Ferran Torres, para a Copa do Mundo
Contudo, o que piorou ainda mais a situação e gerou algumas críticas foi a convocação de Ferran Torres, atacante do Barcelona que, apesar de ter 30 aparições pela seleção espanhola, não vive um bom momento em seu clube. Nessa temporada, o ponta esquerda participou de 18 partidas pelo Barça, tendo marcado somente cinco gols e dado uma assistência. Para piorar, três dos gols foram contra o Viktoria Plzen, adversário mais fraco dessa campanha.
O que chamou a atenção é a relação de Luis Enrique com Ferran Torres. O jogador, na verdade, é seu genro. Ele é namorado de Sira Martinez, filha do treinador da seleção da Espanha.

