Após uma temporada sem títulos, o São Paulo realiza uma grande reformulação em seu elenco. Até o momento, cinco jogadores já têm suas saídas definidas. Por isso, o Tricolor deve buscar reposição para esses atletas e ainda reforçar outros setores com jogadores de características distintas das disponíveis no atual elenco.
No entanto, a situação financeira do São Paulo não é agradável e isso vai gerar muito trabalho durante o período de Copa do Mundo. Será necessário criatividade para contratar jogadores que rendam o necessário sem grandes custos, algo raro no mercado inflacionado do futebol.
Os cinco jogadores com saída confirmada do São Paulo são: Reinaldo, Miranda, Colorado, Éder e Marcos Guilherme. Além deles, Igor Gomes tem contrato até março de 2023 e deve ser liberado. Outra possível perda é o zagueiro Luizão, com contrato encerrando no fim de janeiro e já pode assinar pré-contrato.
As opções do Tricolor para 2023 em cada setor
Goleiro: Felipe Alves e Jandrei chegaram ainda em 2022, mas não conquistaram a confiança do clube. Os dois goleiros revezaram a titularidade ao longo da temporada e nenhum passou segurança para ter regularidade. Por isso, o São Paulo busca goleiro e John, do Santos, é um alvo.
Lateral-esquerdo: Após dez anos no clube, Reinaldo se despediu do Tricolor. Para a posição, Rogério dispõe somente de Wellington. Além dele, existe a possibilidade de Rodrigo Lanza, mas o jogador ainda alterna entre o sub-20 e o profissional. Isso motiva a procura por alguém mais experiente.
Zagueiro: Miranda é uma saída confirmada e Luizão também deve sair. Além dos dois, existe possibilidade de Léo ser negociado caso receba uma nova proposta do Angers, da França, como ocorreu recentemente. Assim, o elenco dispõe das opções: Arboleda, Nahuel Ferraresi (emprestado até junho de 2023), Lucas Beraldo, Diego Costa e Walce.
Meio-campo: o meio-campista Igor Gomes tem contrato até março de 2023 e deve estar de saída. Mesmo se permanecesse, Rogério não contaria com um meia armador no elenco. Não há no elenco um jogador com visão e qualidade diferenciadas.
Pontas: Rogério Ceni pede um atacante de velocidade e ofensividade aguda desde que chegou ao Tricolor. Devido à situação financeira do clube, esse pedido ainda não foi atendido pela diretoria. No entanto, há um reconhecimento de que a contratação de um atacante veloz e driblador é necessária para o time ter mais jogadas surpreendentes em campo.

