Revelação do Barcelona, o lateral esquerdo Alejandro Balde deixou a concentração do time sub-21 da seleção espanhola para ir ao Catar. Após a confirmação de Gaya, que não jogará a Copa, o treinador Luís Enrique o convocou como substituto para a função. Portanto, Balde se juntará à Jordi Alba, como opções da seleção da Espanha no Mundial.
Balde que jogaria um amistoso contra o Japão, em Sevilla, recebeu a informação nesta sexta-feira que seria o convocado. Sendo assim, Balde se junta aos 25 demais escolhidos para representarem a Espanha. Em La Liga, Balde é o defensor mais usado por Xavi, somando 1.140 minutos jogados em 16 partidas.
Com apenas 19 anos, Alejandro Balde é mais uma cria de La Masia. Após chegar à base Catalã ainda no time “Youth”, passou pelas equipes sub-16, 19 e B, antes de em 2022, ser encorpado em definitivo no plantel principal.
Nascido em Barcelona, Balde tem dupla cidadania com a República Dominicana. Com contrato até junho de 2024, já possui 23 partidas oficiais no Barça. Apesar disso, o lateral jamais foi convocado pela seleção espanhola principal.

