Home Futebol Copa do Mundo 2022: Kane pode desistir usar braçadeira arco-íris para evitar punição

Copa do Mundo 2022: Kane pode desistir usar braçadeira arco-íris para evitar punição

O capitão da seleção da Inglaterra ainda não dediciu se vai usar a braçadeira com os dizeres “OneLove” no Catar

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Harry Kane, destaque e capitão da seleção inglesa, teme ser punido com cartão por utilizar uma braçadeira que faz referência à luta LGBTQIA+, segundo o jornal britânico The Guardian.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com a publicação, os árbitros estariam orientados a punir os capitães que usam a braçadeira “OneLove” no Catar. A FIFA solicitou que os capitães de todas as equipes utilizem uma braçadeira diferente a cada dia de jogo. A entidade quer que tais braçadeiras tenham frases como “O futebol une o mundo” e não mensagens de apoio à causa LGBTQIA+.

Segundo o The Guardian, a delegação inglesa acredita que a FIFA vai enviar um oficial aos vestiários antes das partidas para evitar que qualquer braçadeira “OneLove” seja utilizada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tanto a seleção da Inglaterra quanto a seleção do País de Gales e da Holanda, que jogam amanhã (21), se mostraram dispostas a desafiar a norma da maior entidade do futebol.

O jornal The Telegraph, neste domingo (20), informou que a FIFA proibiu a utilização da braçadeira OneLove, em apoio à causa LGBTQIA+, durante os jogos da Copa do Mundo.

Para a FA, como não há precedentes nessa área, é possível que a FIFA adote uma postura mais rígida e puna exemplarmente o jogador e a equipe por não se adequarem às regras estipuladas para os uniformes.

PUBLICIDADE

Kane e o técnico da seleção Gareth Southgate, no entanto, afirmaram que já deixaram claro qual é a intenção da equipe no que diz respeito ao uso da braçadeira, porém, não garantiram se o capitão vai ou não utilizar a braçadeira.

PUBLICIDADE

Outras equipes como País de Gales, Holanda e Alemanha já estão se preparando para ver seus jogadores receberem cartão amarelo ou algum outro tipo de punição pelo uso da braçadeira.

Van Dijk, capitão da Holanda, afirmou que vai entrar em campo amanhã utilizando duas braçadeiras: a indicada pela FIFA e a do arco-íris. Porém, isso não garante que ele escape da punição.

Amanhã ocorrerão jogos de Holanda, Inglaterra e País de Gales. Resta saber se os três capitães dessas equipes vão realmente desafiar a determinação da FIFA e utilizar a braçadeira da campanha anti-homofobia OneLove e qual será a punição da FIFA para os jogadores e as equipes caso isso ocorra.

Better Collective