Home Futebol Canarinho “Pistola” é barrado no Catar; entenda

Canarinho “Pistola” é barrado no Catar; entenda

Personagem símbolo da Seleção Brasileira, o Canarinho “Pistola” não poderá acompanhar os jogos do Brasil dentro do campo

Gisele Henriques
MBA em Administração e Marketing, Pós Graduada em Jornalismo Esportivo, graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Tecnologia em Marketing e Bacharelado em Administração, é graduanda de Direito e de Jornalismo.

O mascote símbolo da Seleção Brasileira terá que ficar distante dos campos de futebol durante a Copa do Mundo no Catar: O Canarinho “Pistola” não poderá marcar presença no campo ou ficar perto dos atletas interagindo durante os jogos do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A medida é uma decisão da FIFA, que não autoriza a permanência de mascotes dos times dentro de campo durante os jogos oficiais, sendo esta área reservada apenas para os credenciados gerais pela Entidade. A ideia da entidade é respeitar o espaço dos atletas, das comissões técnicas e de arbitragem, impedindo o excesso de pessoas no gramado.

A situação difere dos jogos das Eliminatórias, onde o mascote foi presença confirmada; nas partidas organizadas pela Conmebol não há restrições para a presença dos personagens temáticos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sua aparição mais importante na competição mundial até o momento foi publicada no Twitter oficial da CBF, em um vídeo onde o personagem inicia sua participação na Copa do Mundo. Foram anunciadas ações interativas envolvendo a torcida e o mascote.

Não é a primeira vez que o Canarinho “Pistola” é afastado dos gramados durante uma Copa: na Rússia, em 2018, o personagem também precisou ficar de fora dos jogos da Seleção; na ocasião, o motivo apresentado pela FIFA era que apenas o mascote da própria competição, o lobo “Zabivaka”, deveria ter destaque em jogos oficiais e treinos das equipes.

PUBLICIDADE

Porém, o personagem brasileiro participou de jogos amistosos e atividades abertas ao público nas cidades por onde a Seleção Brasileira se hospedou, o que gerou uma infinidade de imagens divertidas, memes, e até a campanha #FreeCanarinhoPistola nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Durante a Copa da Rússia, o mascote comprovou sua popularidade em vários momentos, indo além das imagens e memes; relembre nesta matéria.

Better Collective