Na estreia do Irã na Copa do Mundo 2022, os jogadores da seleção iraniana permaneceram em silêncio durante a reprodução do hino nacional. A atitude se faz entender como apoio aos manifestantes iranianos e crítica à repressão do governo nas manifestações.
Nos últimos dois meses, o Irã vive uma onda de protestos que começou com o assassinato de uma jovem sob custódia de autoridades iranianas. A moça foi presa pela polícia de costumes por não utilizar o hijab da maneira correta e morreu após um violento golpe na cabeça.
Desde então, o Irã está tendo uma das maiores ondas de protestos de sua história e o governo local tem recebido muitas críticas pela condução dos episódios. Na partida da Copa do Mundo 2022, entre a seleção inglesa e a iraniana, torcedores iranianos levantaram faixas com as palavras “woman”, “life” e ” freedom” (“mulher”, “vida” e “liberdade”, respectivamente, em uma tradução simples).
Além disso, os torcedores também se manifestaram durante o hino. Enquanto parte cantou junto, outros vaiaram. Ao final da reprodução do hino, houve uma imagem que mostrou uma torcedora iraniana emocionada e chorando. No Irã, mulheres são proibidas de irem a estádios de futebol.

