Home Futebol Copa do Mundo 2022: filho de presidente da Libéria, Timothy Weah consegue feito que seu pai não conseguiu

Copa do Mundo 2022: filho de presidente da Libéria, Timothy Weah consegue feito que seu pai não conseguiu

Filho de George Weah, atacante da seleção americana estreou fazendo gol no empate com País de Gales em 1 a 1

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Uma das maiores injustiças de todos os tempos no futebol foi George Weah nunca ter disputado uma Copa do Mundo. Afinal, o consagrado atacante nasceu na Libéria, um país sem tradição no futebol, que nunca se classificou para o Mundial. Uma lástima para o primeiro e único africano eleito o melhor jogador do mundo, quando defendia o Milan em 1995.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas quem disse que a Copa do Mundo não veria um Weah em campo? E marcando gol? Desse modo, uma espécie de reparação histórica aconteceu nesta segunda-feira (21), no estádio Áhmad Bin Ali, em Al Rayyan. Assim, Timothy Weah marcou o gol dos Estados Unidos, no empate em 1 a 1 com País de Gales, na estreia pela Copa do Mundo 2022, aos 36 minutos do primeiro tempo.

George Weah preside a Libéria desde 2018

Timothy Weah nasceu em Nova York no ano 2000, quando seu pai já se encaminhava para o fim da trajetória como jogador. Logo após pendurar as chuteiras em 2003, George Weah passou a seguir a carreira política, disputando pela primeira vez a eleição presidencial da Libéria em 2005, sendo derrotado. Posteriormente, se tornaria senador em 2014, antes de tentar mais uma vez chegar à presidência de seu país. Nesse sentido, venceria o pleito, tomando posse em 22 de janeiro de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo em que George Weah se tornava presidente da Libéria, seu filho Timothy iniciava sua carreira como jogador profissional trilhando o mesmo caminho do pai. Ou seja, seus primeiros chutes em campos profissionais foram pelo Paris Saint-Germain em 2018, mesmo clube que George defendeu entre 1992 e 1995, antes de se transferir para o Milan.

https://twitter.com/BlitzGuyOG/status/1594778018668740608

Entretanto, Timothy Weah não conseguiu tanto espaço no PSG e atuou emprestado pelo Celtic. Atualmente, o atacante de 22 anos defende o Lille, que o adquiriu junto ao PSG em 2019 por 10 milhões de euros. Portanto, pela seleção norte-americana, o mais jovem filho do atual presidente da Libéria conseguiu o que o consagrado pai não teve oportunidade. Enfim, um Weah desfilou seu talento pelos gramados de uma Copa do Mundo.

Better Collective