Home Futebol Copa do Mundo 2022: Uruguai tem dificuldade para enfrentar a Coreia do Sul e fica no 0 a 0 em estreia morna

Copa do Mundo 2022: Uruguai tem dificuldade para enfrentar a Coreia do Sul e fica no 0 a 0 em estreia morna

Jogo aconteceu nesta manhã e marcou a estreia do grupo H no torneio

Rafael Fontes de Moraes
Colaborador do Torcedores

Uruguai e Coreia do Sul se enfrentaram nesta quinta-feira pelo grupo H da Copa do Mundo do Catar. A partida marcou a estreia das seleções no torneio e aconteceu no Estádio Cidade da Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As duas seleções já se enfrentaram duas vezes em Copas do Mundo, sendo duas vitórias para o Uruguai. As partidas aconteceram nos torneios de 1990 e 2010.

Já em amistosos, foram seis confrontos, com 4 vitórias uruguaias, uma coreana e um empate. Apesar das estatísticas favoráveis à seleção celeste, jogos de Copa do Mundo – principalmente estreias – são sempre incógnitas, e podem trazer algumas surpresas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Domínio coreano com muita intensidade e poucas chances de gol durante o primeiro tempo

Para quem esperava uma partida fácil para a celeste, terceira colocada nas eliminatórias sul-americanas, se surpreendeu no início do jogo. O principal atacante uruguaio, Suárez, pouco apareceu no primeiro tempo, e a Coreia, comandada pelo treinador português Paulo Bento, imprimiu pressão e velocidade desde os primeiros minutos de jogo, apesar de pouca efetividade em direção ao gol. Se faltou técnica, sobrou raça para os asiáticos.

Entre os 20 e 30 minutos, o Uruguai começou a encontrar seu jogo e invadir mais o campo adversário, mas sem oferecer grandes riscos ao goleiro Kim Seung-Gyu e sem conseguir bloquear o ímpeto coreano. A seleção asiática, inclusive, chegou muito perto de abrir o placar aos 35 minutos, quando Hwang Ui-Jo recebeu a bola dentro da área mas chutou por cima do gol.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Uruguai voltou a atacar com mais força e, em uma das raras boas oportunidades da celeste, Godín acertou a trave com um cabeceio após cobrança de escanteio.

PUBLICIDADE

Apesar de fechar a primeira metade do jogo com um 3 a 2 em finalizações, o Uruguai pouco conseguiu atacar e viu o time coreano comandar o jogo com posse de bola e intensidade.

PUBLICIDADE

Segundo tempo melhorou, mas sem grande destaque para nenhum dos lados da partida

O segundo tempo começou mais equilibrado, com maior presença coreana no ataque – incluindo checagem de possível pênalti para os asiáticos – mas com boas chegadas uruguaias no contra-ataque.

López, porém, identificou a fraca atuação de Suárez e o substituiu por Edinson Cavani logo aos 18 minutos. A substituição deu algum gás nos avanços uruguaios, mas ainda longe de ser a seleção bicampeã que esperamos ver na Copa.

Com uma seleção coreana demonstrando certo cansaço depois de tanto pressionar, mas ainda sem conseguir abrir o placar, Paulo Bento fez três substituições ainda antes dos 30 minutos, para renovar o ataque e tentar seguir incomodando a defesa celeste. Atento, o treinador uruguaio também fez novas trocas no lado esquerdo da defesa minutos depois.

O Uruguai ainda acertou mais uma vez a trave coreana em um belo chute de Valverde, respondido com chute perigoso de Son na jogada seguinte.

PUBLICIDADE

Depois de um segundo tempo mais disputado, com jogadas lá e cá, nenhuma das seleções mostrou, de fato, merecer a vitória, entregando um jogo com muito nervosismo e pouca técnica.

O detalhe, que costuma se destacar em jogos assim, não veio, e agora as duas seleções precisarão se dedicar mais para buscar resultados melhores nos outros dois jogos e garantir a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo.

A próxima partida do Uruguai será contra Portugal, no dia 28 às 16h. Já a Coreia, enfrenta Gana no mesmo dia, às10h. Portugal e Gana ainda se enfrentam hoje, às 13h para completar a primeira rodada do grupo H.

Ficha técnica

Uruguai x Coreia do Sul

PUBLICIDADE

Data: 24/11/2022, 10:00

Estádio: Cidade da Educação

Substituições – URU: 63’: L. Suárez (E. Cavani), 78’: Olivera, Vecino (Matías Viña, Nicolás de la Cruz)

Substituições – COR: 73’: Na Sang-ho, Lee Jae-sung, Hwang Ui-Jo (Cho Gue-sung, Son Jun-ho, Lee Kang-in)

PUBLICIDADE

Cartões: Cáceres – URU (Amarelo)

Uruguai (4-3-3): Rochet – Cáceres; Godín; Giménez; Olivera – Valverde; Bentancur; Vecino – Pellistri; Suárez; Núñes.

Técnico: Alonso López

Coreia do Sul (4-2-3-1): Kim Seung-Gyu – Kim Moon-hwan; Kim Min-jae; Y. Kim; Kim Jin-Su – I Hwang; Jung Woo-young – Na Sang-ho; Lee Jae-sung; H. Son – Hwang Ui-Jo

PUBLICIDADE

Técnico: Paulo Bento

Better Collective