De volta à elite do futebol brasileiro, o Cruzeiro passará por um intenso processo de reformulação em seu plantel comandado por Paulo Pezzolano. Dos 34 jogadores que terminaram a temporada, nove deles já estão com suas respectivas saídas seladas, e a lista deve aumentar.
Com um planejamento de contar, no máximo, com 26 atletas em 2023, o Cruzeiro já dispensou nomes como Matheus Bidu, Willian Oliveira, Lincoln, Rodolfo, Chay, Pablo Siles, Leo Pais, Romulo e Wagner Leonardo não permanecem. Além destes atletas citados, Luvannor, Zé Ivaldo e Jajá também devem seguir o mesmo destino, com futuro distante do time mineiro.
Destes atletas citados, a maioria possuem vínculos se encerrando nos próximos dias. Nomes como Chay, Bidu e Wagner Leonardo retornam aos seus respectivos clubes após empréstimo à Raposa.
Segundo o diretor executivo de futebol, Pedro Martins, a gestão chefiada por Ronaldo Fenômeno trabalha com os planos de ter um grupo enxuto.
“A gente não quer trabalhar com mais de 26 jogadores, por exemplo, porque o nosso objetivo é investir em qualidade, e não em quantidade. A gente quer ter os jogadores certos para as funções certas”, afirmou o dirigente em entrevista à Rádio 98 FM. O discurso vai na “contramão” do que um dos patrocinadores do Cruzeiro disse sobre buscar até 15 contratações para 2023.
Em entrevistas recentes, Ronaldo Fenômeno tem sido realista nas pretensões do Cruzeiro para 2023, destacando na maioria das vezes que o grande objetivo é a manutenção na elite do futebol brasileiro, deixando o clube distante da briga por títulos.
Ronaldo, sobre o Cruzeiro em 2023:
– Talvez não teremos ambição de ser campeões das competições nacionais, por causa das questões orçamentárias, mas a gente só vai pensar em crescer.
🗞 GE
📸 Staff Imagens pic.twitter.com/O2jkxwRHn4— Goleada Info 🏆🇧🇷 (@goleada_info) November 18, 2022
A estreia do Cruzeiro na temporada 2023 está agendada para o dia 21 de janeiro, quando encara o Patrocinense, abrindo a disputa do Mineiro. O clássico contra o Galo pelo estadual será realizado dia 11 de fevereiro.

