Quando a segunda rodada da Copa do Mundo começou, a artilharia do torneio era dividida por seis jogadores: Enner Valencia, Bukayo Saka, Mehdi Taremi, Richarlison, Giroud e Ferran Tórres, que tinham marcado dois gols cada e disputavam gol a gol o título de artilheiro deste Mundial.
No entanto, quando a vitória de Portugal sobre o Uruguai por 2 a 0 decretou seu término, o número de artilheiros se afunilou para somente dois, mas com um nome em comum. Com três gols marcados, Enner Valencia e Kylian Mbappé garantiram os pontos de Equador e França e dispararam na briga pela artilharia da Copa do Mundo.
Enner Valencia:
Depois de ter marcado dois gols contra o Catar na partida de abertura, o atacante equatoriano também deixou o seu contra a Holanda e foi responsável pelo importante empate por um a um. Porém, sua atuação infelizmente teve outras semelhanças negativas com a abertura: ele também marcou outro gol em impedimento e saiu lesionado, sendo dúvida para o jogo contra Senegal.
Kylian Mbappé:
Ao contrário de Valencia, o atacante francês havia iniciado a rodada com apenas um gol em seu nome, mas após uma atuação decisiva contra a Dinamarca, onde marcou mais dois, ele se igualou aos números do rival equatoriano.
Os demais candidatos:
Fora os jogadores que já haviam marcado anteriormente, a lista de atletas com dois gols ficou mais extensa e todos eles ainda podem chegar longe na competição, pois suas seleções têm chances de classificação.
Os outros nomes que seguem vivos na briga pela artilharia são:
- Bukayo Saka (Inglaterra)
- Medhi Taremi (Irã)
- Cody Gakpo (Holanda)
- Lionel Messi (Argentina)
- Olivier Giroud (França)
- Ferran Torres (Espanha)
- Álvaro Morata (Espanha)
- Richarlison (Brasil)
- Andrej Kramaric (Croácia)
- Mohammed Kudus (Gana)
- Cho Gue-sung (Coreia do Sul)
- Bruno Fernandes (Portugal)

