O Brasil já está confirmado na próxima fase da Copa do Mundo 2022, restando apenas garantir a primeira colocação do grupo. Já Holanda e Polônia ainda têm chances remotas de não avançarem. Porém, os resultados surpreendentes da Copa podem fazer essas seleções europeias terem caminhos mais “tranquilos” do que os brasileiros.
Na Copa do Catar, alguns resultados surpreenderam, como a derrota da Alemanha para o Japão por 2 a 1, a derrota da Argentina para a Arábia Saudita também por 2 a 1, o empate entre Holanda e Equador por 1 a 1, o empate da Inglaterra com os Estados Unidos por 0 a 0, a derrota de País de Gales para o Irã por 1 a 0 e por fim, a derrota da Bélgica para o Marrocos por 2 a 0.
Essas surpresas podem levar a alterações inesperadas nas tabelas da Copa do Mundo 2022. Por exemplo, se a Holanda classificar-se no primeiro lugar do grupo, poderá enfrentar o Irã, atual segundo colocado do grupo B. Já a Polônia, atual líder do grupo C, pode encontrar a Austrália nas oitavas, que necessita apenas de um empate diante da Dinamarca. Se avançarem nas oitavas, poloneses e holandeses se encontram nas quartas de final.
Por outro lado, o Brasil lidera seu grupo na Copa do Catar com 100% de aproveitamento, mas tem chances de realizar um clássico diante do Uruguai ou enfrentar a ascendente Gana. Já nas quartas, terá uma verdadeira “pedreira”, pois há grandes possibilidades de enfrentar a Espanha, outro destaque da competição.
Holanda, Polônia e Brasil jogam para definirem seus destinos na próxima fase da Copa do Mundo 2022
Nesta terça (28), a Holanda vai a campo diante do Catar, às 12 horas (de Brasília), buscando vencer com vantagem para assegurar a primeira colocação do grupo A. Assim, não dependerá do resultado de Equador e Senegal, no mesmo dia e horário. Quem se classificar na primeira posição do grupo A enfrenta a segunda colocada do grupo B nas oitavas da Copa do Mundo 2022.
A Polônia tem o último compromisso pelo grupo C nesta quarta (30), às 12 horas (de Brasília), e precisa vencer a Argentina para garantir a liderança do grupo. Em caso de empate, a Argentina pode ser eliminada pela Arábia Saudita, que também tomará a primeira colocação das mãos polonesas. A Arábia Saudita joga diante do México, no mesmo dia e horário. O primeiro lugar do grupo C joga contra o segundo lugar do grupo D.
Por fim, o Brasil encerra a participação da fase de grupos da Copa do Catar contra Camarões, nesta sexta (2), às 16 horas (de Brasília). A seleção brasileira precisa de apenas um empate para garantir a classificação na primeira colocação do grupo G e não depende do placar de Sérvia x Suíça, disputada simultaneamente. A seleção melhor qualificada do grupo G enfrenta a segunda melhor campanha do grupo H.

