O jogo entre Alemanha x Costa Rica, marcado para a próxima quinta-feira (01), às 16h (horário de Brasília), no Al Bayt Stadium, pela última rodada do Grupo E da Copa do Mundo, vai entrar para a história. Pela primeira vez, um jogo do Mundial terá trio com mulheres na arbitragem.
A Fifa escalou a árbitra francesa Stéphanie Frappart para comandar o duelo. A brasileira Neuza Inês Back será a assistente número 1. A mexicana Karen Diaz Medina completará o trio. A expectativa para o trio feminino estrear em Mundiais já vinha desde às vésperas do início da competição.
“História sendo feita”, escreveu a Fifa no Twitter.
Frappart já coleciona façanhas. Em 2019, ela se tornou a primeira mulher a arbitrar um jogo do Campeonato Francês (Angers x Strasbourg). No mesmo ano, a francesa apitou o clássico entre Liverpool x Chelsea, pela Supercopa da Uefa.
“Foi uma sensação muito especial quando entrei no estádio e a torcida estava realmente torcendo por nós, nunca experimentei isso e em uma partida tão grande. No aquecimento, olhei em volta e pensei, os outros times não estão aqui, então eles devem estar torcendo por nós”, disse ao tablóide The Sun.
No ano seguinte, ela fez história ao se tornar a primeira mulher a arbitrar jogo da Champions League, comandando Juventus x Dínamo de Kiev.
A catarinense Neuza Inês Back, 38 anos, é considerada uma das melhores assistentes do futebol brasileiro. Ela já trabalou em jogos nas Olimpíadas Rio 2016 e Tóquio 2020.
O duelo entre Alemanha x Costa Rica vale vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Para avançar ao mata-mata, os germânicos precisam vencer e torcer que o Japão não derrote a líder Espanha. Já os costa-riquenhos dependem apenas de suas próprias forças.

