Home Futebol Zico compara Neymar a Messi e Cristiano Ronaldo e aponta importância do camisa 10 no Brasil

Zico compara Neymar a Messi e Cristiano Ronaldo e aponta importância do camisa 10 no Brasil

Ídolo do Flamengo e da seleção brasileira ainda “dá dicas” de como o craque pode atuar sem estar em plena forma física

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na tarde desta segunda (5), a partir das 16h00 (horário de Brasília), o Brasil entra em campo para enfrentar a Coreia do Sul, em duelo eliminatório válido pela fase de oitavas de final da Copa do Mundo 2022 e que será disputado no estádio 974, em Doha, no Catar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após se recuperar de uma contusão no tornozelo, sofrida na partida de estreia no Mundial contra a Sérvia, o atacante Neymar está de volta à equipe titular, além de Danilo, que deve ser improvisado na lateral-esquerda.

Em entrevista ao FIFA+, serviço de streaming da entidade máxima do futebol mundial e que organiza a Copa do Mundo, o ex-jogador Zico avaliou que a seleção brasileira ainda depende sim do seu atual camisa 10.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Essa dependência não é mais evidente quando Neymar joga, desde que ele esteja em campo. É diferente quando ele está fora”, disse o ídolo do Flamengo e da seleção brasileira, que está acompanhando a Copa do Mundo em Doha.

“Quando ele está em campo, todos os olhos estão voltados para ele, o que abre espaço para os outros, dando-lhes mais chances de fazer o trabalho. Quando ele não está em campo, todo jogador tem que dar um jeito de ganhar o jogo. As pessoas acham que é a mesma coisa, mas não é”, explicou o Galinho de Quintino.

PUBLICIDADE

Zico crê no Hexa, mesmo sem Neymar

Destaque da seleção brasileira na Copa do Mundo da Espanha em 1982, Zico também disse acreditar que o time do técnico Tite possa conquistar o hexacampeonato no Catar, mesmo sem Neymar em campo.

PUBLICIDADE

“O Brasil tem condições de vencer, com certeza, mas seria bom para ele jogar (…) Ele foi a cereja no topo do bolo. Ele estava em ótima forma física, melhor do que antes da Copa do Mundo”, declarou Zico, que ainda comparou o craque do Brasil com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

“Você vê Cristiano Ronaldo e Messi, que são jogadores com um impacto semelhante ao de Neymar. Quer joguem mal ou bem, podem decidir uma partida a qualquer momento, mas também podem preocupar os adversários e abrir espaço para outros. É por isso que Neymar é tão importante para a seleção”, sentenciou Zico, autor de 48 gols em 71 jogos oficiais vestindo a camisa canarinho.

O ex-jogador disputou sua última Copa do Mundo em 1986, no México, e curiosamente passou por situação parecida à de Neymar, já que também fazia tratamento de uma lesão no joelho.

“O que passei em 1986 foi causado por uma lesão antes do torneio. Eu precisava de uma operação no joelho. Foi diferente. Eu não deveria ter ido. Eu desrespeitei meu coração e as coisas correram mal”, relatou o craque ao FIFA+.

PUBLICIDADE

Para Zico, Neymar precisa passar a bola rapidamente

No entanto, Zico deu dicas de como o atual camisa 10 do Brasil pode atuar mesmo sem estar 100% condicionado fisicamente, principalmente passar a bola rapidamente para evitar o choque com os adversários.

“O problema com o tornozelo é que você tem que ter confiança para entrar em campo, mesmo que esteja com alguma dor (…) Joguei várias vezes com meu tornozelo bem enfaixado, você pode correr e não pode se preocupar com isso (…) O importante é que você consiga fazer movimentos naturais e manobrar o pé, até o limiar da dor”, disse Zico, que acrescentou:

“Ele pode evitar segurar a bola em lugares onde pode ser machucado pelos adversários. Se ele estiver com a bola no meio de campo, eles vão entrar forte em cima dele. Mas se ele estiver com a bola perto da área e perto do gol, é aí que a gente sabe que pode causar perigo”, completou Zico, hoje com 69 anos de idade.

Better Collective