O torcedor do Croácia viveu uma segunda-feira (05) inesquecível. Com atuação heroica do goleiro Dominik Livaković, autor de três defesas na disputa por pênaltis, a atual vice-campeã mundial derrotou o Japão por 3 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, e avançou às quartas de final da Copa do Mundo.
Livaković defendeu cobranças batidas por Takumi Minamino, Kaoru Mitoma e Maya Yoshida. Os jogadores de linha Nikola Vlasic, Marcelo Brozovic e Mario Pasalic converteram as cobranças e definiram a classificação à croata.
Saiba mais sobre Dominik Livaković
Goleiro do Dínamo de Zagreb desde a temporada 2016/2017, Livaković tem 27 anos e está em sua segunda Copa do Mundo pela seleção croata. Na edição 2018, na Rússia, ele foi reserva de Subasic, titular durante a campanha do vice-campeonato.
O arqueiro passou a conquistar o seu espaço entre os titulares do técnico Zlatko Dalić no ciclo para o Mundial do Catar, tendo disputado jogos da Liga das Nações, da Eurocopa 2020 e das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Mas foi nesta segunda-feira, contra o Japão, que o camisa 1 ganhou maior protagonismo. Com as três defesas de pênalti, ele igualou recorde de pênaltis defendidos em Mundiais, junto ao português Ricardo, que defendeu batidas na partida contra a Inglaterra nas quartas de final da edição 2006 disputada na Alemanha. Portugal venceu por 3 a 1, após empate sem gols no tempo normal e prorrogação.
Compatriota de Livaković, Subasic também teve atuação heroica nas oitavas de final da Copa do Mundo 2018 ao defender três cobranças dos dinamarqueses Eriksen, Schöne e Jorgensen na vitória por 3 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
Outro recorde do goleiro
Livaković se tornou o primeiro goleiro a defender as duas primeiras cobranças em disputas por pênaltis na história dos Mundiais.
Classificada, a Croácia aguarda o vencedor do duelo entre Brasil x Coreia do Sul, que jogam hoje às 16h (horário de Brasília), no 974 Stadium. O time croata sabe que entrará em campo na próxima sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), no Estádio da Cidade da Educação.

