A polêmica quanto aos direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2023 ganharam um novo capítulo nesta quinta-feira (8, A reunião que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) faria com os quatro grandes clubes do estado para discutir o assunto foi cancelada, segundo informa o jornal O Globo.
Nesse dia sem Copa do Mundo, temos mais um capítulo do Campeonato Carioca. Botafogo e Vasco mantiveram o pedido de divisão igualitária dos direitos de transmissão do Carioca e a FERJ cancelou a reunião que estava marcada.https://t.co/j5w6RJggEw
— João Pedro Fragoso (@jotapfragoso) December 8, 2022
O cancelamento do encontro se deu por conta da recusa de Vasco e Botafogo em reverem seus posicionamentos quanto ao contrato de comercialização dos direitos para exibição do campeonato. Os dois clubes querem que as cotas de TV sejam divididas de forma igual entre estes, o Fluminense e o Flamengo, e enviaram mensagens à Ferj se recusando a discutir o caso enquanto tal tema não for considerado.
No contrato de transmissão feito pela Ferj e sua parceria comercial, a Brax, o Flamengo receberia uma cota maior do que os rivais (R$ 18 milhões contra R$ 9 milhões). O que causou a revolta de botafoguenses e vascaínos, que emitiram notas criticando as negociações e afirmando que não iriam assinar o contrato de venda dos direitos do Carioca
O Rubro-Negro respondeu também em nota, saindo em defesa do contrato e assinalando diversos pontos que justificariam receber mais do que Fluminense, Vasco e Botafogo pela transmissão dos jogos da competição. Durante a semana, uma reunião já havia sido realizada na entidade entre os clubes e que apontava o começo de consenso entre as partes.
Agora, com a postura de Botafogo e Vasco em não reverem suas posições em relação ao valor das cotas, a Ferj ainda não terá o final da disputa entre os clubes pelos direitos do Carioca 2023, estes cobiçados na TV por Band e SBT.

