Neymar balançou as redes no segundo tempo da prorrogação, mas a seleção não conseguiu evitar a derrota nos pênaltis para a Croácia (4 a 2), nesta sexta-feira, no Estádio da Cidade da Educação, e foi eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo, no jogo que pode ter marcado a despedida do camisa 10 em Mundiais.
Meses antes da viagem ao Catar, Neymar, 30 anos anos, sinalizou a possibilidade de disputar a última Copa da carreira. A próxima edição está agendada para 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.
“Eu encaro como a minha última Copa porque não sei se terei mais condições, de cabeça, de aguentar mais futebol”, havia dito Neymar em entrevista à DAZN. “Então, vou fazer de tudo para chegar muito bem, fazer de tudo para ganhar com meu país, para realizar o meu sonho desde pequeno. Espero poder conseguir isso”, prometera.
O craque brasileiro terá 34 anos em 2026, idade suficiente para jogar o próximo Mundial. Vale lembrar que no Catar, o grupo convocado por Tite contou com Daniel Alves (39 anos) e Thiago Silva (38 anos), que certamente se despediram da competição.
Foi a terceira participação de Neymar em Copas. Em todas elas, o atacante sofreu com problemas físicos. No primeiro Mundial em 2014, ele contundiu gravemente a coluna após entrada dura do colombiano Zuñiga nas quartas de final e foi cortado da competição.
Em 2018, novamente como a maior estrela do grupo, Neymar viajou para a Rússia sem estar 100% fisicamente após meses antes ter sofrido fratura no quinto metatarso do pé direito em jogo pelo PSG. Durante o Mundial, o jogador conviveu com dores no tornozelo.
Em 2022, Neymar foi para o Catar bem fisicamente, porém, na estreia diante a Sérvia, sofreu lesão ligamentar no tornozelo e perdeu os dois jogos restantes da fase de grupos, tendo voltado nas oitavas de final, quando fez um dos gols da goleada brasileira sobre a Coreia do Sul. Diante a Croácia, ele fez o gol que abriu o placar no fim do primeiro tempo da prorrogação, porém, nos minutos finais da etapa final viu os europeus deixarem tudo igual. O camisa 10, que seria o último brasileiro a bater o pênalti, não teve tempo porque Marquinhos errou a quarta cobrança brasileira e confirmou a classificação croata.
Neymar, que chorou bastante ao fim do jogo, ainda não se manifestou após a queda brasileira. Vamos aguardar qual será o posicionamento do atacante.

