No último domingo (18), a Argentina, liderada por Lionel Messi, superou a França nos pênaltis e conquistou a Copa do Mundo 2022. Além do título, Messi também terminou a competição com grandes feitos. Dentre eles, o camisa 10 da Albiceleste se tornou o primeiro jogador a marcar gol em todas as fases em uma única edição do torneio: fase de grupos, oitavas, quartas, semi e final.
Ao todo, Messi marcou sete gols na Copa do Catar, sendo o vice-artilheiro da competição. Só foi superado por Mbappé, que anotou três gols na final e somou oito gols na competição. O camisa 10 da Argentina também esteve entre os maiores “garçons” do torneio, proporcionando três passes para gol. Nesse quesito, Messi empatou com Harry Kane (Inglaterra), Antoine Griezmann (França), Bruno Fernandes (Portugal) e Ivan Perišić (Croácia).
Outro feito que Messi realizou foi se tornar o jogador que mais esteve envolvido em gols na história da Copa do Mundo. Combinando os números das cinco edições que o craque argentino participou, Messi soma envolvimento em 21 gols (13 gols e 8 assistências).
Na final da Copa do Mundo 2022, o camisa 10 da Argentina também se isolou como o jogador com mais partidas disputadas na competição. O jogo que marcou o tricampeonato mundial da Argentina foi o 26º de Messi, superando Lothar Matthäus, que tinha 25 partidas.
A Copa do Catar marcou o fim de um longo jejum da seleção Argentina sem título da competição. A Albiceleste alcançou a sua terceira conquista 36 anos após o bicampeonato (1986). Até o momento, o intervalo só é superado pela Itália, que encerrou um jejum de 44 anos, entre as conquistas de 1938 e 1982. Uruguai e Inglaterra podem superar esses números, já que o último título dos uruguaios foi em 1950, enquanto os ingleses venceram sua única Copa do Mundo em 1966.

