A ministra de Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, se manifestou pela primeira vez desde a final da Copa do Mundo que terminou com o título da Argentina e reprovou o comportamento dos atletas adversários durante a comemoração da conquista.
“Me parece lamentável. Por mais que a nossa equipe da França tenha sabido perder com dignidade, a forma como a seleção argentina atuou depois da vitória não foi digna do jogo que vimos”, comentou a ministra à rádio RTL.
O maior alvo das reclamações foi em relação ao goleiro argentino Emiliano Martínez, que durante o recebimento do troféu de melhor goleiro da competição fez gesto obsceno. No vestiário, puxou coro “um minuto de silêncio”, provocando os franceses. Já na chegada a Buenos Aires para comemorar o tricampeonato com a torcida, o arqueiro tripudiou de Mbappé com boneco e caixão.
“Este Emiliano Martínez não se distingue. É bastante patético”, acrescentou Amélie.
“É simplesmente vulgar, inapropriado, realmente não condiz com a ocasião”, seguiu a ministra, que citou os argentinos como “vencedores deselegantes”.
Amélie concordou com a carta emitida pelo presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noël Le Graët, a Claudio Tapia, mandatário da Associação Argentina de Futebol (AFA), condenando os “excessos anormais” durante as comemorações.

