Na tarde deste domingo, Luiz Inácio Lula da Silva foi empossado como novo Presidente da República. Um dos momentos mais esperados foi a entrega da faixa presidencial ao petista. Como o antecessor Jair Bolsonaro e o ex-vice Hamilton Mourão recusaram entregar a peça, o cerimonial resolveu dar a missão a cidadãos, que retrataram a diversidade do povo brasileiro. O garoto Francisco Carlos do Nascimento e Silva, de apenas 10 anos, participou do ato. Ele é nadador mirim no Corinthians e reside em Itaquera, bairro paulistano onde está localizada a Neo Química Arena.
O menino foi campeão paulista da categoria mirim nos 50 metros costas, na 2ª Etapa do Circuito Mirim Paulista, em outubro do ano passado.
Outro resultado significativo foi a medalha de prata nos 100m medley no Campeonato Paulista. Ele perdeu o ouro por apenas 34 centésimos.
Além do garoto negro, o povo brasileiro foi simbolizado por um operário, uma pessoa portadora de necessidades especiais, um líder indígena (Raoni), um professor de português e uma mulher negra coletora de materiais recicláveis.

