A situação envolvendo Vinícius Júnior e as ofensas racistas na Espanha parece não ter fim e, nessa semana, a LaLiga decidiu tomar uma decisão. A entidade organizadora do Campeonato Espanhol, segundo informa o jornal “Mundo Deportivo”, optou por denunciar os acontecimentos que ocorreram no jogo do Real Madrid contra o Valladolid, no Estádio Zorrila, em que o brasileiro foi alvo novamente de insultos.
Durante o jogo, o brasileiro foi atacado com gritos e insultos racistas e xenófobos, com um dos piores momento sendo quando foi substituído no segundo tempo e teve que caminhar pelo lado do campo. Nessa manhã, a LaLiga informou que:
“Apresentou as denúncias correspondentes aos órgãos judiciais, administrativos e esportivos competentes pelos insultos racistas contra o jogador Vinicius Jr durante a partida entre o Real Valladolid e o Real Madrid do último dia. Uma denúncia criminal por crimes de ódio foi apresentada aos Juizados de Instrução de Valladolid, acompanhada das provas audiovisuais coletadas na investigação realizada por meio de imagens e sons publicados em fontes abertas”, escreveu a entidade, em um comunicado oficial.
“Da LaLiga foi solicitado aos Juizados de Instrução de Valladolid a transferência da referida denúncia à Promotoria por crimes de ódio por seu comparecimento neste caso. Por outro lado, e como vem sendo feito desde Várias temporadas atrás, uma queixa por insultos racistas foi apresentada ao Comitê de Competição da RFEF e à Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, para estudo e avaliação de sanção.”, continuou ainda a entidade, no mesmo comunicado.
Essa não é a primeira vez que a LaLiga atua em casos envolvendo Vinícius Júnior
A entidade já havia aberto investigações quanto ao ocorrido na chegada do Real Madrid ao Estádio Metropolitano, no jogo entre o clube e o Atlético de Madrid. No acontecimento em questão, os crimes aconteceram fora do estádio, mostrando-se uma situação diferente da do Valladolid, que está totalmente dentro da competência dos órgãos disciplinares da LaLiga.
Caso seja punido, o Valladolid pode vir a ter o estádio interditado, multado ou pode perder mando de campo.
O regulamento prevê que uma situação que envolva racismo, considerada gravíssima, pode resultar em uma interdição total do estádio, quando for comprovado:
“Declarações, gestos ou insultos feitos em recintos desportivos, que impliquem tratamento manifestamente vexatório para qualquer pessoa devido à sua origem racial , étnicos, geográficos ou sociais, bem como a religião, convicções, capacidade, idade, sexo ou orientação sexual, bem como os que incitem ao ódio ou violem gravemente os direitos, liberdades e valores das pessoas”, afirma o regulamento da LaLiga.

