Home Futebol Relembre a passagem de Roberto Dinamite pela Portuguesa

Relembre a passagem de Roberto Dinamite pela Portuguesa

Ídolo do Vasco, falecido neste domingo (8), jogou o Brasileirão de 1989 pela Lusa e foi um dos artilheiros da competição daquele ano

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O mundo do futebol novamente perde um de seus grandes jogadores. Neste domingo, foi anunciado o falecimento de Roberto Dinamite, aos 68 anos, em decorrência de um câncer no intestino. O jogador é, talvez, o maior ídolo da história do Vasco, clube que defendeu como jogador e em que também foi presidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar de ter toda a sua história como jogador praticamente como no Gigante da Colina, outros clubes tiveram o jogador em seu elenco. Caso da Portuguesa, equipe que defendeu durante a disputa do Campeonato Brasileiro de 1989, com relativo sucesso.

O site ‘Curioso do Futebol’ contou a história da passagem de Dinamite pela Lusa, pela qual jogou emprestado pelo próprio Cruzmaltino. O time de São Januário, que viria a ser o campeão daquele ano, decidiu emprestar seu artilheiro pelo grande número de atacantes que tinha em seu elenco naquela temporada, o mais recente deles Bebeto, vindo do Flamengo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Treinado no Canindé por outra figura com ligação com o Vasco (Antônio Lopes), o atacante participou da campanha que levou a Portuguesa para o sétimo lugar do Brasileirão daquele ano. Apesar de não ter levado o time para a decisão, que foi disputada pelo então ex-clube e o São Paulo, fez uma das melhores campanhas da Lusa em sua história na Série A.

“Foi muito legal jogar na Portuguesa. Foi um ano muito legal, foi a melhor campanha da Lusa até então no Campeonato Brasileiro. Fiquei muito honrado por vestir aquela camisa”, disse Roberto Dinamite à Rádio Bandeirantes.

PUBLICIDADE

Foram nove gols do atacante pelo time do Canindé, ficando na terceira posição da lista de goleadores do certame daquele ano. perdendo somente para Túlio Maravilha (Goiás) e Bizu (Náutico). Depois do Brasileirão daquele ano, o atacante voltaria ao Vasco, onde se aposentaria em 1993, depois ainda de defender o Campo Grande.

Better Collective