Home Futebol Flamengo hoje: Rubro-Negro lidera números de finais da Libertadores entre os clubes brasileiros nos últimos anos

Flamengo hoje: Rubro-Negro lidera números de finais da Libertadores entre os clubes brasileiros nos últimos anos

Saiba mais detalhes do desempenho do Time da Gávea nas decisões da competição continental

Erick Montezano
Colaborador do Torcedores

A temporada de 2022 terminou e forma muito positiva para o Flamengo, que conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores da América.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A conquista internacional fez com que o Rubro-Negro figurasse em uma seleta lista de clubes que jogaram a final do torneio continental neste século.

Dentre os times brasileiros, o Time da Gávea lidera, ao lado do Santos, o ranking de mais participações na decisão da competição desde o ano de 2001.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com as conquistas da Copa Libertadores da América, nas temporadas de 2019 e 2022, e o vice-campeonato em 2021, o Fla assumiu o topo da lista de clubes brasileiros com mais participações em finais no torneio desde 2001.

Por mais que recentes, as decisões em que esteve presente alçaram o clube carioca ao topo da lista, superando outros times do país.

O Santos também está na primeira colocação, já que esteve presente nas decisões de 2003, 2011 e 2020. No entanto, diferentemente do Fla, a equipe paulista se sagrou campeã em apenas uma das três ocasiões.

PUBLICIDADE

Na segunda chance de levantar o troféu no século, o Peixe teve êxito. Liderado por Neymar, o time conquistou a terceira taça da história do clube praiano na competição. Nas outras duas finais, foi derrotado por Boca Juniors, da Argentina, e pelo rival Palmeiras, respectivamente.

PUBLICIDADE

O ranking continua com Athletico Paranaense, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo, todos na segunda colocação, com duas finais cada.

Em seguida, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e São Caetano com apenas uma participação. Só não houve um representante brasileiro em sete finais. Os anos com decisões sem um clube do Brasil aconteceram em 2001, 2002, 2004, 2014, 2015, 2016 e 2018.

Agora Sob comando do técnico português Vítor Pereira, Gabigol e companhia podem ajudar o Flamengo a se isolar na liderança do ranking em 2023.

PUBLICIDADE
Better Collective