Home Futebol São Paulo hoje: o que mudou na escalação do SPFC de 2022 para 2023?

São Paulo hoje: o que mudou na escalação do SPFC de 2022 para 2023?

Tricolor Paulista estreou na nova temporada empatando sem gols com o Ituano no Morumbi, com algumas caras novas na equipe

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O torcedor do São Paulo segue desconfiado de sua equipe, que encerrou a temporada passada de forma melancólica. Afinal, a derrota para o Independiente Del Valle na final da Copa Sul-Americana até hoje segue entalada. Além disso, o Tricolor Paulista não se classificou pelo segundo ano seguido para a Libertadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste domingo (15), a equipe de Rogério Ceni entrou em campo pela primeira vez em 2023. Assim, recebeu o Ituano no Morumbi, pela estreia no Campeonato Paulista. Mas o Tricolor Paulista ficou no 0 a 0 com o Galo de Itu, decepcionando mais uma vez os seus torcedores. Então, vestiram pela primeira vez a camisa do São Paulo o goleiro Rafael, o meia Wellington Rato, e os atacantes Pedrinho e Marcos Paulo, este último entrando no decorrer da partida. Ainda ausentes no BID, o zagueiro argentino Alan Franco e o volante equatoriano Jhegson Méndez ficaram de fora.

Assim, Rogério Ceni iniciou a partida de ontem (15) com a seguinte formação: Rafael, Rafinha, Arboleda, Ferraresi e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Pedrinho, Luciano e Calleri. Ou seja, somente três novos jogadores foram escalados, sendo um deles no gol, uma das posições mais problemáticas da equipe ao longo de 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Espinha dorsal do São Paulo segue mantida

Dessa forma, Rogério Ceni continua com boa parte do time-base do ano passado, apesar de algumas baixas como o zagueiro Léo, que foi para o Vasco; o lateral-esquerdo Reinaldo, que se transferiu para o Grêmio; e o meia Patrick, um dos destaques do São Paulo, mas que deve assinar com o Atlético-MG, onde também jogará Igor Gomes. Além deles, o zagueiro Miranda, que ficou na reserva na última temporada, anunciou sua aposentadoria na semana passada. Também suplentes durante boa parte do ano, Nikão e Eder saíram do Morumbi.

Para efeitos de comparação, o São Paulo que decidiu a Copa Sul-Americana contra o Del Valle iniciou com Felipe Alves; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Nestor e Alisson; Luciano, Calleri e Patrick. Assim, o goleiro Felipe Alves estava no banco junto com Jandrei na partida diante do Ituano. Já Igor Vinícius também foi opção de Ceni ontem entrando no segundo tempo, enquanto Diego Costa está no departamento médico e Alisson sentiu uma indisposição.

PUBLICIDADE

Por fim, Rogério Ceni deseja um atacante de velocidade, carência no elenco do São Paulo. Assim, vem negociando com o Internacional a contratação de David. Além disso, o Tricolor Paulista sonha em repatriar Lucas Moura, atualmente no Tottenham.

PUBLICIDADE
Better Collective