Home Futebol Novo membro da Libra, Bahia quer revolucionar calendário do futebol brasileiro

Novo membro da Libra, Bahia quer revolucionar calendário do futebol brasileiro

Agora na Libra, presidente do Bahia deseja alterar o calendário do Brasileirão e quer que o torneio dure o ano inteiro

Alan Vasconcelos
22 anos, graduando em jornalismo pela Universidade Salvador. Apaixonado por futebol desde criança, vejo o esporte como uma válvula de escape.

Recém unido a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), Bahia deseja apresentar mudanças que podem revolucionar o esporte no Brasil. De acordo com o site ge.globo, um dos pontos mais abordados por Guilherme Bellintani, presidente tricolor, é a grande confusão do calendário do futebol nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao site, Bellintani afirmou querer que o Campeonato Brasileiro dure mais tempo que o usual. Atualmente, o Brasileirão ocorre em um curto espaço de sete a oito meses, começando em meados de abril e terminando no início de dezembro.

Bellintani fala sobre o espaço em branco que ocorre entre o término e começo das edições, atacando de forma indireta os campeonatos estaduais. “Entre as grandes ligas do mundo, nenhuma tem tanto tempo entre o final de uma edição e o início da seguinte. Isso existe para acomodar outros torneios, que não são prioridade”, afirmou o presidente tricolor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O mandatário tricolor reafirma que o carro-chefe do futebol nacional é o Brasileirão e sugere que a mudança possa ocorrer dentro de dois anos. O nosso principal produto é o Campeonato Brasileiro, e hoje existe uma percepção geral de que ele mal vendido. Não é apenas isso: ele é mal formatado. O produto tem que ser melhor. O calendário não pode mais ser como é hoje depois de 2025″, finalizou.

Para se ter uma ideia, se utilizarmos a Premier League como exemplo, o hiato entre as edições geralmente não é superior a dois meses. Enquanto a edição de 2021–22 do Campeonato Inglês terminou em 22 de maio, a edição de 2022-23 teve início no dia 6 de agosto.

Enquanto isso, o Campeonato Brasileiro Série A 2021 se encerrou no dia 9 de dezembro e a edição do ano seguinte só teve início no dia 10 de abril. O espaço chega a ser duas vezes maior que o existente na liga inglesa.

PUBLICIDADE

Mudanças internas na Libra

Mudar o calendário não é a única coisa que o Bahia deseja, o clube também busca alterar a forma com que as decisões são tomadas. Para o presidente tricolor, o fato dos vereditos só serem tomados em caso de unanimidade entre os participantes pode ser prejudicial ao desenvolvimento da liga. “É contraproducente. Pode-se criar algumas regras de maioria qualificada para alguns assuntos, há várias possibilidades. Mas a unanimidade não é o melhor caminho”, afirmou.

PUBLICIDADE

De acordo com o ge.globo, esse assunto está sendo discutido por alguns integrantes da liga.

Better Collective