Home Futebol Time do Brasileirão Série B volta a vencer depois de seis meses

Time do Brasileirão Série B volta a vencer depois de seis meses

Equipe tradicional que foi rebaixada no Brasileirão Série A não sabia o que era vitória desde julho do ano passado

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Foram seis meses de jejum. Um incômodo tabu que foi encerrado na noite desta quinta-feira (02). Dessa forma, a vitória do Juventude por 1 a 0 sobre o Avenida pelo Campeonato Gaúcho encerrou uma sequência negativa de 22 partidas sem vencer da equipe de Caxias do Sul, que disputará o Brasileirão Série B em 2023. Assim, o triunfo que acabou com a seca aconteceu no estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho. O gol foi marcado por Jean Irmer, aos 43 minutos do primeiro tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Até então, a última vitória do Juventude havia ocorrido em 24 de julho de 2022. Pela 19ª rodada do Brasileirão Série A, a equipe alviverde derrotou o Ceará por 1 a 0, gol de Isidro Pitta. De lá para cá, o time gaúcho passou o returno inteiro do campeonato nacional sem conseguir vencer. Nesse sentido, dos últimos 19 jogos da competição, foram seis empates e 13 derrotas. Ou seja, somente seis pontos ganhos em 57 disputados. O Juventude marcou 13 gols e sofreu 37.

Juventude caiu para o Brasileirão Série B com cinco rodadas de antecedência

Desse modo, o time caxiense foi rebaixado para o Brasileirão Série B em último lugar, cinco rodadas antes do campeonato acabar. Com apenas 22 pontos em 38 jogos, ficou 13 atrás do penúltimo colocado e a 19 pontos do primeiro time que escapou da queda. Logo após o rebaixamento ser consumado, o Juventude contratou Celso Roth, que não trabalhava desde 2016, para dirigir a equipe nos últimos jogos do Brasileirão Série A e já prepará-la para 2023.

Então, no Brasileirão Série B, o Juventude ainda demoraria mais um pouco para reencontrar o caminho das vitórias na nova temporada. Nas três primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, foram três empates. Um deles fora de casa diante do Internacional por 2 a 2, na estreia no Estadual no Beira-Rio. O time alviverde ainda empataria com o São Luiz em casa em 1 a 1, levando o gol nos instantes finais. Na última segunda (30), ficou no 0 a 0 com o Novo Hamburgo como visitante.

Portanto, a vitória que acabou com 22 jogos de jejum veio apenas na quarta partida, contra o Avenida. Aliás, no Gauchão, o Juventude segue invicto. E agora o time gaúcho visa uma boa campanha no Brasileirão Série B.

PUBLICIDADE
Better Collective