Depois de perder por 1 a 0 contra o Tottenham, o Manchester City pode sofrer mais uma derrota. Desta vez fora dos gramados.
Nesta segunda-feira (6), a Premier League acusou o time inglês de ter violado as regras de fair play financeiro.
Uma comissão independente agora será designada para avaliar o caso. O clube inglês corre risco de perder pontos no torneio nacional.
Em nota, a Liga Inglesa afirmou que uma investigação feita nos últimos quatro anos constatou irregularidades no contrato de alguns jogadores e treinadores contratados desde 2008, ano de venda do clube.
A Premier League diz ainda que o Manchester City não foi transparente em relação ao atual estado financeiro, mais precisamente sobre receitas com patrocínios e custos operacionais de 2009 a 2018.
Em relação aos contratos, os cityzens não detalharam a remuneração dos jogadores que trabalharam de 2010 a 2016 e dos treinadores que integraram o quadro de funcionários de 2009 a 2013, diz o comunicado.
A Premier League também destacou que o Manchester City não cooperou com as investigações, quando documentos e informações referentes ao período 2018-2023 foram solicitados.
Pronunciamento da Premier League sobre o Manchester City (abaixo)”
Manchester City se manifesta após acusações
Em nota, o clube inglês disse que estava “surpreso” com as acusações. Além disso, aprovou a designação de uma comissão independente para avaliar o caso.
Clube já foi punido, mas conseguiu reverter cenário
Esta não é a primeira vez que o time treinado por Pep Guardiola é acusado de desrespeitar as regras de fair play financeiro.
Em 2020, o clube foi proibido, pela Uefa, de participar de campeonatos europeus por duas temporadas e multado em 30 milhões de euros por suposta violação de fair play financeiro.
No entanto, a punição jamais foi aplicada. O Manchester City recorreu e conseguiu reverter as decisões.
Incerteza quanto à luta pelo título
Os cityzens estão na luta pelo título da Premier League mais uma vez. Com 45 pontos, ocupa a vice-liderança e tem cinco pontos a menos que o líder, Arsenal.
Neste domingo (5), o time de Haaland, De Bruyne e companhia, teve uma chance para reduzir a desvantagem após verem os Gunners perderem para o Everton por 1 a 0. No entanto, foram derrotados, pelo Tottenham.
A incerteza pelo título aumentou com as possíveis punições que o clube pode vir a sofrer após as acusações.

