De jogador desconhecido no futebol brasileiro até a chegada no Fulham, da Inglaterra: a trajetória de Carlos Vinícius não seria a mesma sem uma breve passagem pelas divisões de base do Palmeiras em 2015.
Foi no Palestra Itália que o então zagueiro recebeu o conselho que mudaria definitivamente sua vida profissional: passar a atuar como centroavante. A dica foi de Marcos Valadares, que, antes de ser auxiliar técnico de Gustavo Morinigo no Ceará, trabalhou na base do Palmeiras.
“Percebi que ele tinha facilidade para fazer gols com a perna esquerda. Tinha boa batida na bola e qualidade técnica para um zagueiro. Ele tem um perfil físico interessante e muito similar ao Pedro, do Flamengo, que não é um atacante de velocidade. Mas, tinha boa finalização. Foi aí que propus a ele para fazer uma experiência jogando como centroavante”, disse Marcos Valadares em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.
A temporada de Carlos Vinícius
Jogos: 18
Titular: 7
Reserva utilizado: 11
Gols marcados: 1
Assistências: 1
Minutos em campo: 629
Carlos Vinícius, que até aquele momento atuava como zagueiro, viu sua carreira mudar de rota através do olhar de Marcos Valadares, que buscava na base um novo camisa 9 após Gabriel Jesus ser promovido ao elenco principal do Palmeiras.
“O Gabriel Jesus tinha subido para o profissional. Eu tinha alguns atacantes que não estavam me agradando. O Carlos Vinícius mostrou qualidade atuando como pivô nos treinos. A mudança de posição foi fundamental para que permanecesse no clube, isso porque ele ia ser dispensado do Palmeiras. Ele começou a se dedicar nos treinos, desandou a fazer gols e, hoje, é destaque na Inglaterra”, finalizou.
A carreira de Marcos Valadares
2012 – 2014: Fluminense
2015 – 2017: Cruzeiro
2018 – 2019: Vasco
2020 – 2021: Atlético-MG
2022 – 2023: Ceará
Revelado pelo Santos, Carlos Vinícius foi comprado pelo Palmeiras, depois vendido para a Caldense, até se transferir para o Grêmio Anápolis. Depois disso, ele começou a pavimentar sua carreira no exterior e se transferiu para o Real Sport, de Portugal.
Posteriormente, o centroavante vestiu as camisas do Rio Ave, Monaco, Benfica, Tottenham e, PSV Eindhoven. Desde junho de 2022, o centroavante veste as cores do Fulham que disputa a Premier League.

