O zagueiro Murilo, do Palmeiras, participou do programa ‘Arena SBT’ na última segunda-feira (13). Entre os assuntos debatidos com o defensor, o apresentador Benjamin Back falou sobre a presença dos sul-americanos no Mundial de Clubes.
Após a eliminação do Flamengo para o Al Hilal na semifinal do Mundial disputado no Marrocos, Benja chegou a uma opinião curiosa. Para o apresentador, por exemplo, a competição organizada pela Fifa não terá um novo campeão sul-americano. Ou seja, o Corinthians de 2012 foi o último a conquistar esse feito.
“Eu tenho uma teoria, não é sacanagem, agora é falando sério. O Corinthians foi o último campeão mundial em 2012, são 11 anos que não tem um campeão sul-americano. E na minha opinião não vai ter mais. Eu acho que o Palmeiras hoje tem o melhor futebol do Brasil disparado, pra mim e favorito a ganhar tudo de novo, aqui normal. Mas eu não vejo o melhor time da América do Sul hoje conseguir vencer o primeiro escalão do futebol europeu. É possível?”, perguntou Benja.
Sem titubear, Murilo contrariou a opinião do apresentador do SBT. “Eu acho que sim [é possível outro clube sul-americano ganhar]”, respondeu Murilo, que depois prometeu: “Nós vamos ganhar a Libertadores esse ano, com fé em Deus, e ano que vem vamos ser campeões do Mundial. Com fé em Deus“, finalizou.
Brasileiros no Mundial nos últimos anos:
Após a conquista do Corinthians em 2012, apenas clubes europeus conquistaram o Mundial de Clubes da Fifa. Nesse ínterim, Atlético-MG e Palmeiras já haviam sido eliminados na semifinal da competição. No caso do Verdão, por exemplo, o clube ainda ficou na quarta colocação na edição de 2020, após perder para o Tigres-MEX e Al-Ahly.
O técnico Abel Ferreira chegou a comentar a recente eliminação do Flamengo na semifinal do Mundial. O treinador do Palmeiras também avaliou a principal dificuldade dos clubes brasileiros em relação as demais equipes que disputam a competição
“O que posso dizer é que o futebol brasileiro foi considerado o mais competitivo. Faço uma pergunta, não estou defendendo ninguém. Mas os campeonatos europeus começam no meio do ano. Nós começamos a treinar em janeiro e pegamos logo o Mundial, como aconteceu com a gente e com o Flamengo. Eles (Europa e outras equipes) já estão em velocidade de cruzeiro. Por si só, certamente é desigual. Nós estamos decolando ainda, é uma dificuldade que nós temos. Seja Flamengo, Corinthians, São Paulo ou Palmeiras, seja quem for”, disse Abel Ferreira.
“Eu gostava de ver as coisas por outro lado, mas há aspectos que temos que melhorar sim. Gramados bons, tempo de descanso… Há muitas coisas para melhorar em termos de organização. Certamente vamos tentar melhorar. Depois que estivermos bem organizados, calendários como devem ser, tempos de recuperação como devem ser…“, acrescentou.
ESPN elegeu os 5 maiores vexames de clubes brasileiros no Mundial:
1) 2010: Internacional 0x2 Mazembe
2) 2023: Flamengo 2×3 Al Hilal
3) 2013: Atlético-MG 1×3 Raja Casablanca
4) 2011: Santos 0x4 Barcelona
5) 2021: Palmeiras 0x1 TigresConcorda?
📸 Reprodução/ESPN pic.twitter.com/LkBLTusxdJ
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) February 9, 2023

