No melhor jogo do Paulistão 2023, Corinthians e Palmeiras ficaram no empate por 2 a 2 nesta quinta-feira, na Neo Química Arena, pela nona rodada. Róger Guedes e Gil fizeram para os donos da casa. Rony, duas vezes, balançou as redes para os visitantes.
Com o resultado, o Corinthians se manteve na liderança do Grupo C do Paulistão, com 15 pontos ganhos. O Palmeiras, que perdeu os 100% fora dos seus domínios, se manteve como líder da Chave D, com 21.
Primeiro tempo eletrizante em campo encharcado
O Corinthians iniciou pressionando o arquirrival e finalizou pela primeira vez logo aos 19 segundos do primeiro tempo. Surpresa na escalação, Giuliano arriscou de longe, a bola desviou na marcação e passou por cima do gol. Aos três minutos, foi a vez de Yuri Alberto desperdiçar boa chance após cruzamento de Fagner. O atacante pegou mal na bola e chutou para fora.
No gramado castigado pela forte chuva que atingiu a capital paulista, o Corinthians conseguiu abrir o placar aos oito. Após bela trama de ataque, Róger Guedes recebeu de Renato Augusto e de bico colocou no ângulo de Weverton.
Atrás no placar, o Palmeiras foi para cima em busca do empate. Aos 17, Gustavo Gómez recebeu cruzamento e testou para fora.
Raphael Veiga, aos 19, obrigou Cássio a fazer boa defesa. O Corinthians quase ampliou aos 37. Adson escorou para Renato Augusto soltar uma bomba para Weverton espalmar para o escanteio. O goleiro voltou a praticar grande defesa em batida de Giuliano logo em seguida.
No momento em que o Timão era melhor, o Palmeiras chegou ao empate aos 42. Após cruzamento de Raphael Veiga, Rony ganhou de Gil e triscou de cabeça. A bola tocou na trave e morreu no fundo do gol.
O time visitante se empolgou e quase virou logo em seguida. Bruno Méndez falhou, Endrick cruzou e Gabriel Menino, sem marcação, pegou mal na bola e finalizou para fora.
Segundo tempo intenso; Palmeiras melhor no início e Corinthians superior no fim
O Palmeiras começou melhor a etapa final e conseguiu a virada usando a sua principal arma: a bola aérea. Aos 9, Raphael Veiga cobrou escanteio, Rony voltou a ganhar de Gil, desta vez pelo alto, e mandou de cabeça para o gol. A bola passou por debaixo do goleiro Cássio.
O Timão sentiu a virada e correu risco de sofrer o terceiro. Na parte final do clássico, o Verdão não apresentou o mesmo ritmo e viu o Corinthians crescer. Weverton fez duas grandes defesas, a principal delas em finalização cruzada de Renato Augusto. Na jogada seguinte, o alvinegro conseguiu igualar. Giuliano cruzou rasteiro, e até então vilão, o zagueiro Gil chutou com força para vencer o goleiro palmeirense aos 32.
O Corinthians avançou ao ataque em busca da virada, mas não teve chances claras. Por outro lado, o Palmeiras assustou em contragolpes e se mostrou satisfeito com o empate por 2 a 2.
Próximos jogos das equipes
O Corinthians volta a Neo Química Arena no próximo domingo, às 18h30, para encarar o Mirassol. Já o Palmeiras enfrenta na próxima quarta-feira (22) o Red Bull Bragantino, às 21h35, no Allianz Parque. Ambos os jogos são válidos pela 10ª rodada do Paulistão.
FICHA TÉCNICA: Corinthians x Palmeiras
Data: 16 de fevereiro de 2023 (quinta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Marcio Henrique de Gois
Cartões amarelos: COR: Róger Guedes. PAL: Gabriel Menino e Jailson
Gols: Róger Guedes e Gil (COR)/Rony (2) (Palmeiras)
Público pagante: 45.505
Renda: R$ 2.582.382,00
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni (Fausto Vera), Giuliano, Renato Augusto e Adson (Romero); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Zé Rafael, Gabriel Menino (Jailson) e Raphael Veiga (Atuesta); Dudu (Giovani), Endrick (Breno Lopes) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

