A Seleção Brasileira sub-20 voltou da disputa do Sul-Americano com o título. E a conquista fez alguns nomes aparecerem nos holofotes da mídia — e de diferentes torcidas. Um dos casos mais emblemáticos é o do trio do Corinthians que participou da competição.
Guilherme Biro, Giovane e Pedrinho são crias do “Terrão” corintiano e deram diferentes contribuições à campanha da equipe de Ramon Menezes. Os dois primeiros foram titulares — o primeiro por mais jogos do que o segundo — enquanto o segundo foi reserva mas fez gol decisivo na vitória sobre o Uruguai na última partida do hexagonal final — a decisão do torneio, na prática.
Da mesma maneira, o trio encara situações diferentes no Timão na volta ao Brasil. Entenda como o clube vê cada um deles e como podem ser utilizados pela equipe na temporada.
Corinthians usará jovens do sub-20?
A princípio, o técnico Fernando Lázaro usará o trio inscrito na chamada “lista B” do Corinthians para disputar o Campeonato Paulista. Nesta competição, cada atleta vive uma situação diferente.
Em primeiro lugar, Giovane é o único dos três atletas que já treina com regularidade no time principal do Timão. Promovido por Vítor Pereira, foi emprestado durante uma época ao Capivariano, mas garantiu a volta e o contrato com o Timão até julho de 2025. Atualmente atua tanto pelos lados como centralizado e briga por oportunidades com Yuri Alberto, Romero e Júnior Moraes.
Guilherme Biro vive uma posição mais delicada no Corinthians, o meio-campista ainda não teve grandes participações no elenco profissional, embora tenha sido chamado algumas vezes por VP em 2022. Com contrato até 30 de novembro, em 31 de maio de 2023 pode assinar um pré-contrato. A diretoria busca estender o vínculo, mas o staff do atleta deve buscar uma valorização salarial após o Sul-Americano e monitora o mercado europeu para uma possível saída.
Aos 17 anos, Pedrinho é considerado uma joia das categorias de base do Timão. Em 2023 poderia ser seu ano de brilhar na Copinha, mas ele foi convocado por Ramon Menezes — curiosamente, na vaga de Endrick, um dos jovens destaques do rival Palmeiras. Com menos experiência, ainda não estreou no time titular, mas deve ganhar espaço com Fernando Lázaro. Vale lembrar que, após a negociação de Yuri Alberto com o Zenit da Rússia, os russos garantiram preferência na compra do atacante no futuro.

